Procurando Seed Capital? Estes Documentos Podem Ajudar Sua Startup

É sabido que hoje em dia as startups precisam de muito menos capital semente para funcionar que antes. Mas os contratos legais e custos jurídicos para os pequenos aportes são quase tão complexos e custos quanto os contratos para rodadas de investimento maiores. Por isso, recentemente surgiram diversas parcerias no mercado americano visando simplificar estes processos. O escritório de advocacia Fenwick and West, responsáveis pela parte legal dos investimentos do  Twitter entre outros, lançou recentemente uma série de templates para ajudar startups na difícil tarefa de buscar de investimento. São documentos interessantes, simples e apesar de serem focados no mercado americano podem servir de base para elaboração da sua TERM SHEET quando for fechar algum deal de capital semente com algum fundo de investimentos.

Os documentos Series Seed permitem que as startups levantem valores menores de capital, a custos legais muito menores, para aliviar os encargos que proporcionalmente são altíssimos em uma primeira rodada de investimentos. Estes documentos incluem um certificado de incorporação, um acordo de compra de ações preferenciais, um acordo de direitos dos acionistas e uma TERM SHEET básica,que pode ajudar muito aos empreendedores brasileiros terem noções de como são feitos estes deals no mercado americano.

Wang diz, “Da perspectiva do investidor, afastar-se dos documentos de financiamento tradicionais implica abrir mão de uma série de direitos e proteções, mas os benefícios da economia de tempo e dinheiro com os documentos compensam as conseqüências do sacrifício destas proteções adicionais. Além disso, creio que não há nada nesses documentos que seja controverso.” Caso haja alguma controvérsia, Wang planeja liberar os documentos para discussão num futuro próximo.

Os empreendedores podem utilizar os documentos por conta própria, e alguns dos endossantes do recurso incluem Charles River Ventures, Ron Conway com a SV Angel, a First Round Capital e a Polaris Ventures.

Você pode fazer baixar os quatro documentos no site seriesseed.com. Para saber mais sobre como chegar a esta parte do processo de investimento, consulte a série do Venture Hacks chamada Term Sheet Hacks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *