Siri Aprende a Tocar Piano e Faz Homenagem ao Clássico Casablanca

O brasileiro está começando a se familiarizar com a assistente pessoal Siri, mas desenvolvedores do mundo todo já estão fazendo hacks do sistema há alguns meses. Um novo hack surgiu recentemente e “ensinou” a secretária da Apple a tocar várias melodias no piano. Da mesma forma que aconteceu com o Kinect da Microsoft, o sistema Siri da Apple cativou muitos desenvolvedores e inspirou vários hacks interessantes, mas este realmente impressionou.

O novo hack, desenvolvido especificamente para o modelo da Yamaha, permite que a assistente pessoal da Apple toque músicas no piano Yamaha Disklavier a partir de arquivos de música. Tudo começa com um arquivo MIDI padrão sendo convertido para um arquivo de áudio reconhecível, mas com todos os dados MIDI sendo preservados no processo. O arquivo então é enviado através do wireless com a tecnologia Airplay do iPhone 4S para o Airport Express. Logo, o arquivo que foi enviado através do Airport Express é conectado ás entradas analógicas de MIDI do piano através de um cabo comum de áudio. Ao ativar o sistema Siri e pedir uma música, todo o processo é executado, fazendo com que o piano literalmente toque a música movimentando as teclas e os pedais.

Este modelo de piano, o Disklavier, é um modelo moderno que utiliza solenoides eletromecânicos e sensores ópticos conectados a LEDs que permitem tocar notas e utilizar os pedais do piano sem que ninguém esteja tocando.

E o hack para ficar completo, não podia faltar um “easter eggzinho”. Se o usuário falar “You played it for her, you can play it for me. Play it again, Siri,” a música do filme Casablanca “As Time Goes By” toca em seguida, uma homenagem ao clássico com uma das citações mais marcantes do cinema.

Vale lembrar que, em breve o sistema Siri pode ser portado para o uso no iPhone 4. Isso vai aumentar ainda mais a popularidade da assistente pessoal da Apple, e consequentemente os hacks.


E agora, qual será o próximo hack impressionante do sistema Siri?

0 responses to “Siri Aprende a Tocar Piano e Faz Homenagem ao Clássico Casablanca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *