Siri é Mais Impressionante que o próprio iPhone 4S

A Apple apresentou uma série de novidades no recente evento Let’s Talk iPhone. Além do novo modelo do iPhone, o iPhone 4S, a empresa apresentou os novos iPods, o iCloud, os aplicativos Family and Friends e Cards, e várias funcionalidades do iOS 5. Mas o que mais chamou foi uma funcionalidade do iPhone 4S chamada Siri, que funciona como uma assistente pessoal móvel controlada por comando de voz.

O nome da funcionalidade veio da empresa que a Apple comprou em Abril deste ano, a Siri. A empresa se destacou com o seu aplicativo de virtual voice-enabled assistant para iOS. O app permitia localizar, consultar, e executar tarefas utilizando apenas o comando de voz. A Siri era parceira da Nuance Technologies, que oferecia o seu motor de reconhecimento de voz. O aplicativo não está mais disponível para download na App Store, mas se você não chegou a conhecer, veja seu vídeo de apresentação:

A Apple demonstrou no evento que agora a tecnologia está ainda mais robusta. Você realmente conversa com seu telefone! O Siri – ou poderia ser a Siri, já que você conversa com uma mulher – possui várias integrações com aplicativos que fizeram dele a grande estrela do evento.

A integração com Wolfram Alpha permite que você realize buscas na web a qualquer momento. Se você possui alguma dúvida sobre qualquer assunto, o Siri poderá lhe ajudar. Com a Wikipedia e Yelp você será o sabe tudo da galera, você poderá consultar definições de palavras (em inglês), informações sobre a bolsa, localizações dos melhores restaurantes e baladas, ou qualquer outro tipo de comércio ou estabelecimento. Você também poderá fazer muita coisa útil com a funcionalidade, como agendar e cancelar compromissos no seu calendário, ajustar alarmes, lembretes, e saber como está o clima das cidades que deseja visitar.

Apesar da declaração de Steve Jobs, negando a intenção da Apple em entrar para o mercado de busca, o Siri certamente afetará as buscas realizadas pelo Google. De acordo com o GigaOm, As principais palavras-chaves buscadas nos navegadores móveis são relacionadas a definições de palavras (dicionário), busca por nomes de celebridades, e clima. Outro ponto interessante é que a evolução da funcionalidade depende de mais integrações com outros aplicativos, desviando cada vez mais as pesquisas que poderiam ser realizadas no Google. Além de diminuir a dependência do iOS com a gigante Google, o Siri também é um prato cheio para as aplicações que já estão dentro do programa, como o Wolfram e o Yelp, que também tentam competir com o Google.

Inicialmente o Siri vai falar inglês, alemão e francês, mas a Apple afirmou que a secretária está estudando outros idiomas, e em breve estará com um currículo mais completo. A funcionalidade estará disponível apenas para o iPhone 4S.

Talvez esta teria sido a última grande contribuição de Steve Jobs ao mundo. Certamente suas ideias influenciaram o desenvolvimento do iPhone 4S.

O que você achou do Siri? Acha que a funcionalidade será utilizada apenas quando estivermos dirigindo ou praticando esportes? Será que a secretária da Apple vai aprender nosso idioma até a chegada do iPhone 4S ao Brasil?

Veja acima a apresentação do Siri no evento da Apple.

0 responses to “Siri é Mais Impressionante que o próprio iPhone 4S

  1. O siri é um sostware interessante mas não inovador, ja existem software semelhantes no mercado. Entretanto, com a integração do sofware com o iphone tudo é mais facil.
    O lançamento do iphone 4S foi a aposta mais coerente que a Apple poderia fazer, eles estão seguindo uma proposta de mercado semelhante aos lançamento anteriores iphone 3 e 3S. E será um ótimo aparelho com um hardware muito robusto.
    Lembrando que a Apple não comercializa somente o aparelho, não é somente o aparelho que torna o iphone um sucesso de venda, mas todas as possibilidades de integrações que o iphone disponibiliza para você, um sistema operacional estavel e pratico, agora o icloud, o siri, seus milhares de apps, o itunes.
    A Apple cria uma estrutura que oferece diversos serviços, não somente um aparelho. Acredito que o iphone 4S será um sucesso de venda.

    @marocolojr

  2. Existe um equivoco no post a respeito do Wolfram|Alpha: ele não realiza busca na web. Seu funcionamento se baseia na busca de uma base de conhecimento fechada e alimentada pela própria Wolfram. Sua intenção não é concorrer com o Google, mas ofertar um serviço diferenciado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *