MobileIron: Softwares Para Smartphones no Ambiente Empresarial

mobileiron-thumb-150x68-11456 Olhe como os smartphones estão chegando nas empresas, e claramente uma mudança cultural está acontecendo, transformando a relação entre a TI e usuários corporativos.

Os smartphones nas empresas se tornaram um fenômeno. Pessoas compram smartphones para trabalhar, mas também para o uso pessoal.

Como os gerentes de TI conseguem manter as coisas sob controle? A americana MobileIron acredita que o truque está na mudança do paradigma dos SO’s Mobile. A empresa aposta em soluções para armazenar os dados dos celulares corporativos, nas clouds da empresa. Ao empregar um modelo centralizado de dados, a TI pode gerenciar e controlar como os telefones são utilizados e ao mesmo tempo, criar um ambiente de cooperação com os usuários.

A MobileIron utiliza os dados dos smartphones para ajudar os administradores de TI a criarem grafos sociais para usuários que dão insights sobre o negócio. Históricos de chamadas e mensagens SMS já não são presas ao telefone. Em vez disso, a informação pode ser agregada e analisada como um todo, e não apenas as pequenas partes.

A TI está aprendendo lentamente que os dias em que se usavam táticas de comando e controle estão acabando. Como os smartphones tornam-se onipresentes, a TI está lutando para manter os custos e a segurança para monitorar a maneira que os funcionários acessam informações e aplicativos. A proposta da empresa é bastante diferenciada, mas não se sabe se ela realmente irá funcionar. Alguns acreditam, que mesmo no caso de a solução focar em smartphones corporativos, a captação destes dados fere a privacidade dos empregados.

Dentre outros recursos, as ferramentas da MobileIron fornecem as ferramentas para uma empresa criar sua própria “lojas de aplicativos”. A TI pode gerenciar quais aplicativos podem ser usados pelos usuários.

Os métodos da MobileIron permitem todos os tipos de oportunidades. Onerosas tarifas de roaming podem ser monitoradas, e inclusive é possível criar perfis de usuários para que a empresa saiba como seus usuários usam o celular.

A MobileIron demonstra como os smartphones estão se tornando um ícone para a mudança cultural empresarial. Em muitos aspectos, a web social está mudando nossa visão de trabalho. Os smartphones aceleram esta mudança e irão obrigar as empresas a alterar a forma como tem trabalhado a TI com os usuários empresariais.

One response to “MobileIron: Softwares Para Smartphones no Ambiente Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *