Startup 101: Como Escolher o Nome da Sua Empresa e a Sua URL

Este post faz parte da série Startup 101. Para ver a lista dos demais posts, clique aqui. Para acompanhar esta série, assine nosso feed RSS e nos siga no Twitter.

Existem três maneiras de conseguir uma URL atrativa. A primeira é como mágica: Você pensa no nome perfeito e disponível enquanto toma banho. O segundo é gastando muito dinheiro, comprando um domínio que se encaixe nas suas necessidades por um preço considerável. O terceiro, caso falte inspiração e dinheiro, é com o processo descrito abaixo, que pode ajudá-lo a achar um nome viável.

Não se Preocupe Tanto, Mas Descarte Rapidamente as Ideias Ruins

As URLs significam muito menos do que parece quando você está começando. Há vários nomes ruins que deram certo e vice versa. Buscadores e recursos de cada navegador irão ajudar as pessoas a encontrá-lo.

Não conte com um ótimo nome para gerar tráfego. Mesmo que você tenha muito dinheiro para comprar um domínio existente, isso não seria um bom uso para seu dinheiro, pois há maneiras mais baratas para gerar tráfego.

Então, um nome apenas “ok” já é suficientemente bom. Não fique obsessivo pela sua URL. Apenas evite os nomes que realmente são ruins, que fazem as pessoas rirem de você e depois ignorá-lo. Vivemos em um mundo globalizado, então verifique se sua URL de gênio não significa “sua mãe é um cachorro” em chinês, francês ou qualquer outra língua.

O Processo em Três Etapas para Chegar a uma Ótima URL

1. Corra ou faça qualquer exercício que você goste de fazer.

2. Tome um café expresso duplo

3. Faça algo completamente relaxante, para esvaziar sua mente e deixar que a inspiração chegue.

Isso ajudou?

Não? Então tente o processo mais longo:

1. Escolha alguns “temas” que dizem respeito à sua área

2. Faça um Brainstorm com alguns amigos para conseguir uma lista enorme de palavras que se relacionam vagamente a esses temas.

3. Use um site de registro de domínios em massa para testá-las. Faça uma lista menor com as que estão disponíveis com o domínio .com.br ou .com

4. Verifique com a lista menor:

  • Peça a opinião para algumas pessoas que serão sinceras com você.
  • Faça o teste em algumas línguas, para que não seja o “sua mãe é um cachorro” em chinês.

5. Se ainda assim estiver com poucas opções ou nenhuma, volte com os nomes que você gostou e tente domínios alternativos, como o .net. Em alguns casos o .net também serve, principalmente se o .com for de propriedade de alguém menor e não muito competitivo que você possa vir a comprar depois.

6. Continua na mão? Tente extensões de países. Por exemplo, se você quer empresa.com tente empresa.it (Itália). Isso é arriscado. Mas soa inteligente e funciona ocasionalmente, mas na maioria dos casos confunde as pessoas.

7. Depois de obter uma lista viável de três nomes que estejam disponíveis, compre todos eles e teste sem parar. Teste com a maior comunidade que conseguir. Utilize o Twitter, seu blog, qualquer meio que o conecte a rede rapidamente. E tente fora de sua rede também.

8. Se todos os três nomes falharem, comece do início, desde a corrida, cafezinho, etc. Mas dedique seu tempo para isso. As melhores ideias chegam a você na hora mais estranha e geralmente quando você está pensando em outras coisas.

9. Quando você encontrar o nome que der certo:

  • Registre a marca em um escritório de patentes
  • Proteja suas extensões nos principais domínios e nos principais países. E também outras extensões que protejam sua marca. Não queremos que um competidor tente lhe prejudicar.
  • Crie uma logo que funcione.
  • Comece a pensar em divulgação, SEO, e mande um email divulgando para seus amigos e pedindo seus primeiros links.

10. Run Forest, Run!

Voltamos na semana que vem com mais um capítulo da série Startup 101. Assine nosso feed RSS para acompanhá-la.

0 responses to “Startup 101: Como Escolher o Nome da Sua Empresa e a Sua URL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *