Startup 101: Como transformar sua idéia em uma Startup de verdade.

101

Startup 101 é uma série publicada no ReadWriteWeb Global para ajudar empreendedores a entenderem o caminho das pedras de startups na Internet. Nós do RWW Brasil acreditamos que o mercado nacional é carente deste tipo de informação, mas sabemos ao mesmo tempo que temos aqui um cenário diferente de outros países. Por isso, resolvemos fazer uma adaptação local da série e trazer exemplos locais sempre que possível.

A expressão ‘ 101’ representa um conjunto de conhecimentos que são pré-requisitos para avançar sobre um determinado assunto. O termo vem das faculdades americanas, que usam o código ‘101’ para as matérias introdutórias no ciclo básico. Divulgando essa série no nosso blog, democratizamos o conhecimento sobre como começar e viabilizar um novo negócio. Para empreendedores de primeira viagem, recomendamos que assinem nosso RSS e acompanhem os posts semanalmente.

Ao longo da série, vamos passar por todo o ciclo de vida de uma empresa nascente: desde materializar um conceito e  levantar capital até a estratégia de saída do empreendedor. Esperamos que a série seja útil para tirar idéias do papel, gerar negócios sustentáveis e também reduzir a curva de aprendizado. Esperamos também ajudar a profissionais que acabam de entrar em uma startup, para que estes entendam o contexto enfrentado pelos empreendedores e se tornem mais eficientes nesta realidade. Vamos também explorar algumas opções para construir negócios menores, com taxas de crescimento menores, usando menos recursos e com menos necessidade de traçar uma estratégia de saída cedo. Isso ajuda cada empreendedor a decidir o que é certo para sua empresa, e traçar um plano para seguir este objetivo.

Muito deste material pode parecer óbvio para investidores, consultores e empreendedores seriais, mas o foco é o novo empreendedor. Se você pode participar com dicas e mais informações, entre em contato conosco ou adicione um comentário a cada post. Mesmo que o foco seja Internet, esperamos trazer conteúdo útil também para startups de biotecnologia, energias renováveis, outsourcing, hardware ou outras ligadas à tecnologia.

Apesar da inspiração do nome, a Startup 101 não será uma série acadêmica ou um guia completo de referência: isso você pode conseguir com especialistas, ou mesmo explorando mais o assunto nos comentários. Publiquem sempre recursos e links que agreguem valor a cada discussão. Nos EUA, a série resultará em um livro que será distribuído tanto em formato digital quanto impresso. Quem sabe não podemos fazer o mesmo por aqui? Caso venhamos a distribuir este material, nos comprometemos a citar e mencionar todos aqueles que colaborarem neste processo.

Sempre que possível, seguiremos a ordem cronológica de um novo negócio. O primeiro post abordará “Coisas das quais você precisa saber para começar” e o último post será o “Parabéns , e agora?” (para quando você for celebrar a venda ou um IPO da sua empresa.). Entendemos que nem todo empreendimento segue a mesma trajetória, então optamos por seguir a ordem mais comum. Mesmo assim, nos reservamos no direito de adicionar/remover/alterar os capítulos ao longo da jornada. São eles:

1. 10 coisas para saber antes de começar

2. Criando sua missão, visão, estratégia e seu plano

3. Começando a lidar com investidores

4. Surfando a onda certa ( análise de tendências)

5. Entendendo as Tendências Cíclicas de Mercado

6. Preparando-se para receber financiamento

7. Escolhendo seu conselho administrativo

8. Como escolher seu nome e sua URL

9. Como registrar sua empresa (modelos de atividades e fiscais )

10. A escada da busca de Capital

11. Como chegar a um VC ou Investidor anjo

12. Como não se dar mal com um VC

13. Entendendo o trade-off entre escala e lucratividade

14. Como construir um fabuloso serviço web

15. Como negociar e fechar contratos

16. Como ser um CEO efetivo

17. Como montar uma equipe Top

18. Como demitir funcionários

19. Como atingir suas metas

20. Como organizar seus processos internos em cada fase da empresa

21. 3 passos para construir uma marca efetiva online

22. Como escalar sem perder a cabeça

23. Mantendo o foco saúde e paixão nos momentos difíceis

24. Planejando sua saída

25. Quando o empreendedor deve contratar um CEO profissional

26. Parabéns! E agora?

Assine nosso Feed RSS e acompanhe esta série. Envie suas sugestões de pauta para dicas[arroba]readwriteweb.com.br.

0 responses to “Startup 101: Como transformar sua idéia em uma Startup de verdade.

  1. Eu estou muito animado com o fato de conseguirmos trazer esta série pro Brasil. Tenho certeza que nossos empreendedores vão se beneficiar MUITO com a sequência “Startup 101”.

    Nós Brasileiros somos ótimos em criar soluções criativas e muitas vezes o que falta para transformar uma boa idéia em um negócio é simplesmente informação.

    Acredito que esta série irá agregar bastante valor para nós empreendedores, não só com os artigos publicados no RWWBR, como também com as discussões geradas em cada tópico.

    Can’t wait 🙂

  2. Eu estou muito animado com o fato de conseguirmos trazer esta série pro Brasil. Tenho certeza que nossos empreendedores vão se beneficiar MUITO com a sequência “Startup 101”.

    Nós Brasileiros somos ótimos em criar soluções criativas e muitas vezes o que falta para transformar uma boa idéia em um negócio é simplesmente informação.

    Acredito que esta série irá agregar bastante valor para nós empreendedores, não só com os artigos publicados no RWWBR, como também com as discussões geradas em cada tópico.

    Can’t wait 🙂

  3. Acredito que a comunidade de startups que está crescendo aqui no Brasil vai se beneficiar bastante destes posts. Precisamos aproveitar o conhecimento criado por tentativa e erro nos países que estão a nossa frente nesta cena para evitar cometer os mesmos enganos de gerações anteriores de startups.

  4. Acredito que a comunidade de startups que está crescendo aqui no Brasil vai se beneficiar bastante destes posts. Precisamos aproveitar o conhecimento criado por tentativa e erro nos países que estão a nossa frente nesta cena para evitar cometer os mesmos enganos de gerações anteriores de startups.

  5. O sentido do Startup 101 traz embutido a visão de negócio para o empreendedorismo, sem martelar em conceitos de inovação, plano de negócios, marketing e outros temas que vemos nesse setor brasileiro. É uma iniciativa focada em investimentos, escalabilidade, planejamento, agregado de forma prática, o que realmente um empreendedor precisa.

    Em português e com dicas e informações sobre o mercado brasileiro, torna-se material único para os novos aventureiros.

  6. O sentido do Startup 101 traz embutido a visão de negócio para o empreendedorismo, sem martelar em conceitos de inovação, plano de negócios, marketing e outros temas que vemos nesse setor brasileiro. É uma iniciativa focada em investimentos, escalabilidade, planejamento, agregado de forma prática, o que realmente um empreendedor precisa.

    Em português e com dicas e informações sobre o mercado brasileiro, torna-se material único para os novos aventureiros.

  7. Olá Pessoal da RWW,

    Acompanho desde 2005 na versão em inglês, que ótimo que agora também disponibilizam conteúdo em Português.

    Confiram o feed, está desconfigurado.

    Saudações e Sucessos!

    @alisson_adm

  8. Antes de tudo, eu quero dar os parabéns para o pessoal da RWW Brasil. O trabalho tá ficando muito legal!

    O Edmar já comentou várias coisas comigo a respeito de startups e eu estou curioso para saber mais do assunto. A série de posts que vocês pretendem fazer a respeito do assunto parece estar muito boa.

    Valeu e até mais!

  9. Antes de tudo, eu quero dar os parabéns para o pessoal da RWW Brasil. O trabalho tá ficando muito legal!

    O Edmar já comentou várias coisas comigo a respeito de startups e eu estou curioso para saber mais do assunto. A série de posts que vocês pretendem fazer a respeito do assunto parece estar muito boa.

    Valeu e até mais!

  10. 101, um signo para one-on-one, significa “corpo-a-corpo” e representa proximidade com o conteúdo em questão, imersão…

  11. 101, um signo para one-on-one, significa “corpo-a-corpo” e representa proximidade com o conteúdo em questão, imersão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *