Startup Toolkit: Planilhas para seu Negócio

Quando o co-fundador do Twitter Jack Dorsey falou na 99% Conference em Abril, ele compartilhou algumas dicas que ajudaram no desenvolvimento bem sucedido de suas idéias de negócio. Uma das sugestões de Jack de “colocar tudo para fora” – escrever as suas idéias no papel muito antes de colocá-las em código.

Este impulso de “colocar tudo para fora” está por trás do Startup Toolkit, um projeto iniciado por Rob Fitzpatrick. O Startup Toolkit é uma ferramenta web de colaboração onde os fundadores podem escrever, revisar, e compartilhar seus planos e idéias de negócios.

Planilhas para Startups

O Startup Toolkit é baseado nas planilhas que estão no livro do Steve Blank, The Four Steps to Epiphany. Rob, defensor das idéias de Steve, descobriu que as vezes, quando trabalhava com essas planilhas, era difícil encontrar e revisar as informações. Segundo ele, “Passar pelo seu processo de documentação abriu meus olhos, mas achei muito difícil manter os documentos atualizados. Existem cerca de 50 páginas deles. E quando você está aprendendo rápido e mudando suas idéias e crenças, é difícil acompanhar estas implicações das mudanças para o seu negócio.”

Visualizando as Hipóteses de seu Negócio

O Startup Toolkit então organiza estas planilhas de perguntas e respostas em pequenas telas (spatial canvas?). Este método fornece uma visão geral e também do progresso. As snapshots das telas podem ser salvas, e há também uma versão offline para PDF também.

“Como fundadores, ficamos presos nos detalhes do dia-a-dia e acamos perdendo a visão geral,” disse Rob Fitzpatrick. “Pensando no produto, ao escrever suas hipóteses para sua empresa (ou jogadas de risco, etc), você foca nas questões corretas, o que é a forma de validar os grandes mistérios da maneira mais rápida e econômica possível. Fazendo isso de maneira esquematizada e selecionada, é possível tomar decisões mais inteligentes e mais efetivas.”

Rob espera que o kit de ferramentas ajude na exportação de textos elaborados de negócios para um formato acessível, para que as equipes da startup possam trabalhar juntos e reportar facilmente seu progresso para seus investidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *