Startup Tools Wiki: Colaboração para as Startups de Primeira Viagem

Existem vários sites onde os empreendedores de primeira viagem podem esclarecer suas dúvidas com outros mais experientes, como o Hacker News, StackOverflow e o Quora. Os sites de Q&A são bem legais, mas também é bacana ter todos os recursos reunidos em um só lugar.

Isso que o Ian Hogarth da Songkick fez ao criar o Startup Tools Wiki. Criado para poupar os outros de “reinventar a roda,” como disse Ian, o wiki reúne ferramentas úteis que algumas startups descobriram e passaram a confiar. O wiki tem o propósito de juntar esses recursos em um só lugar para que as empresas iniciantes tenham um lugar como referência.

O wiki lista mais de cem diferentes recursos, como ferramentas de monitoramento de servidores, ferramentas para design de logos, serviços de email, e até ferramentas de contabilidade, faturamento e opções de atendimento ao cliente. Este serviço de colaboração foca em ferramentas técnicas, as outras ferramentas dão mais atenção na orientação empresarial em geral.

Até agora, mais de 30 startups contribuíram com o wiki, que não só descreve o recurso, mas também divulga qual startup o utiliza.

Esses conselhos, juntamente com a liberdade, fazem do wiki um valioso recurso para startups, para que elas possam se concentrar na construção de seus produtos e não perder tempo e foco com perguntas como “Alguém recomenda um CRM?” Como disse Ian, “Eu sou um grande adepto de tentar se concentrar na sua competência central (no caso dele, nas datas da turnê) e, em seguida, se juntar às empresas competentes que estão no meio.”

Qualquer startup é bem vinda para contribuir, não deixe de conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *