Startups da América Latina Invadindo o Brasil: Cinemaki

O mercado web brasileiro está em alta. Várias empresas da América Latina já estão mais que estabelecidas no Brasil, servindo como exemplo e inspiração para outras que pretendem ou já começaram a atuar por aqui. Pretendemos conversar com algumas empresas de destaque que enxergaram nosso potencial e estão começando a sua jornada em território tupiniquim. Já falamos sobre o Restorando e o PedidosJá, agora chegou a vez da Cinemaki.

RWW: Como a empresa começou?

Em 2008 começamos a desenvolver um algoritmo de recomendação de filmes para o Netflix Challenge. Então tive a ideia de criar um site para que as pessoas classifiquem filmes e recomendem para seus amigos. Lançamos o site em 2009. No começo de 2010 recebemos um investimento liderado pela Atomico Ventures (fundo de investimento dos criadores do Skype) que nos permitiu montar uma equipe regional para a evolução da empresa. Atualmente temos sites com escritórios no México, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela.

Entre as principais características da nossa plataforma temos o mecanismo de personalizado de recomendações de filmes (Afinimaki), que gera recomendações pessoais de filmes com base nas classificações feitas por um único usuário; horários atualizados diariamente dos cinemas em cada país; um catálogo de milhares de filmes e uma forte integração com Twitter e Facebook. Outros recursos: a possibilidade de convidar seus amigos para ir ao cinema através do Facebook, dar e receber recomendações de filmes de amigos, você pode jogar tomates em seus amigos devido a recomendações dadas a certos filmes, e pode também comparar o seu gosto em filmes com o de outros amigos ou usuários.

RWW: Qual o principal interesse de vocês no mercado Brasileiro?

O Brasil é definitivamente um dos principais países onde queremos nos estabelecer. Uma das razões é o seu crescimento econômico e sua posição no mercado latino-americano e no mercado global. Além disso, para nós, o Brasil é muito atraente devido à cultura dos usuários, onde a interação entre eles é muito maior do que em outros países.

RWW: E o maior desafio?

Nosso maior desafio é se tornar o principal portal de filmes em todos os países latino-americanos, nos tornando o líder do mercado de portais de filmes da América Latina.

Outro grande desafio que temos no Brasil, e em outros lugares da América Latina, é ganhar a fidelidade dos clientes e criar um serviço útil ao ponto de você sentir a necessidade de passar no Cinemaki antes de ver um filme em casa ou ir ao cinema para ver a sinopse, trailer, horários, ver amigos e comentários da comunidade, e após ver o filme, classificá-lo, comentar sobre ele e recomendar para seus amigos.

RWW: Quais as similaridades e as diferenças do mercado Brasileiro com os demais países da América Latina?

As principais diferenças são a participação e interação entre os usuários. Os usuários brasileiros tendem a participar muito mais na web, escrevendo comentários, participando de pesquisas, e na utilização de aplicativos. Outro importante aspecto é que o Brasil é o segundo país com maior porcentagem de uso do Twitter. Portanto, os usuários compartilham suas ações e conteúdo muito mais do que qualquer outro país da América Latina.

RWW: Depois do Brasil, quais os próximos planos?

Nosso próximo objetivo é consolidar um modelo de negócio para a Cinemaki e proporcionar aos nossos usuários, visitantes e amantes do cinema uma ferramenta para facilitar a interação com os amigos e encontrar toda informação que precisam em um só lugar.

RWW: Obrigado pessoal e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *