Testes Exploratórios: Uma Jornada em Busca por Bugs

O teste exploratório é uma forma de controle de qualidade que não depende de scripts de testes. Um testador é solto no sistema, muitas vezes com pouca introdução, e eles são incentivados a denunciar os problemas que encontrarem.

Como você está fazendo testes exploratórios, você tenta usar o sistema como um usuário que não entende aonde ele precisa ir, e aonde ele vai acabar. Isso aumenta probabilidade de encontrar problemas que um script de teste formal não encontraria.

Quais técnicas de testes exploratórios você pode usar para descobrir os problemas?

Teste Todos os Links

Clique em todos os links, visite todas as telas, tenha noção do que está lidando. Todos os links te levam para algum lugar? No geral, você possui um design consistente? Você vê alguma mensagem de erro ausente enquanto navega no sistema?

Faça o Log In e o Log Out

Uma fonte comum de problemas pode ser devido aos usuários que visualizam as páginas enquanto estão deslogados. Quando você clica no link de login, onde ele te leva? O sistema te leva de volta onde você estava? O site permite que o usuário percorra o site antes de lhe pedir para logar? Ou eles são bloqueados muito antes?

Quais as diferenças que ocorrem quando você visualiza uma página enquanto estiver deslogado, e quando você está na mesma página só que logado? Você vê mais informações quando você entra? O site deixa claro esta diferença?

Preenchimento de Formulários

Quando você preenche um formulário e você precisa mudar as informações que você digitou por algum erro, é mostrado exatamente onde você precisa corrigir?

Navegação do Site

É fácil encontrar o link que você precisa? Você pode voltar facilmente para uma página que visitou quando estiver em outra parte completamente diferente?

Encontre os Problemas Antes dos Clientes

Os testes exploratórios permitem que você teste muito da funcionalidade de um produto em um período de tempo relativamente curto. Você provavelmente não vai conseguir testar todos os cenários, mas você terá uma boa noção se o sistema está pronto para testes mais detalhados e aprofundados. É também uma ótima forma de encontrar e corrigir qualquer problema grave antes que seus clientes o encontrem. Isso significa que você tem muito mais chances de entregar um produto bem acabado.

E você além é claro de automatizar seus testes, também faz testes exploratórios com frequência?

0 responses to “Testes Exploratórios: Uma Jornada em Busca por Bugs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *