Encontrar um bom tema para um iPhone que foi feito o jailbreak sempre foi um desafio. Você encontra os temas online ou em fóruns de designers ou desenvolvedores, fora do alcance da audiência “mainstream” dos jailbreakers, ou estão disponíveis ao acaso no Cydia, a App Store do Jailbreak. Nenhuma delas é uma solução ideal para usuários interessados em personalizar seu aparelho.

Agora as coisas estão prestes a mudar. Uma nova App Store Jailbreak chamada “Theme It” está prestes a ser lançada, se auto-definindo como “a Theme Store que você estava esperando.” Quando for lançada em Janeiro a loja estará disponível como um aplicativo móvel autônomo como o Cydia e também como um website móvel.

Uma Coleção Selecionada de Temas de Qualidade

A capacidade de instalar os temas é uma das muitas razões que as pessoas fazem o jailbreak em seus iPhones. Aplicativos como o Summerboard e o Winterboard permitem que os usuários instalem conjuntos de ícones diferentes, docks, widgets, ícones de bateria, tela de bloqueio e todos os tipos de ajustes que fazem do iPhone um dispositivo mais personalizável. Os temas fazem o seu iPhone ficar único, e com os designers de ponta trabalhando em algumas criações, eles fazem qualquer coisa ficar tão bonita como qualquer coisa que a Apple tenha feito, apenas diferente.

Ouvimos falar do Theme It por conversas do Twitter, e ficamos intrigados. Conversamos com um dos fundadores do site, um cara que atende online pelo nome de “Gab,” e descobrimos que a loja planeja incorporar apenas temas completos e de alta qualidade – em outras palavras, uma coleção selecionada. O objetivo do Theme It não é ter milhões de temas na galeria… mas os melhores disponíveis,” explica a página inicial da app store.

A app store também planeja resolver os problemas que acompanham a visualização de temas e outras personalizações no Cydia, o que é demorado e complicado. No Cydia você tem que entrar em cada seção, depois entrar no aplicativo e esperar pelos detalhes do download que demoram. O tempo de carregamento aqui pode ser doloroso – pergunte para qualquer usuário com o jailbreak. Algumas vezes existem imagens e textos que acompanham o aplicativo, mas outras não.

No entanto, no Theme It a velocidade é um dos principais objetivos do serviço. Eles planejam oferecer uma interface “rápida e ativa,” com períodos curtos de carregamento e “acesso quase instantâneo ao conteúdo que você quer,” diz a homepage do site. A app store também terá bios de designers, detalhes extensivos dos temas, opções de personalização (por exemplo, você pode habilitar ou desabilitar notificações por email, previews, etc.) e muito mais.

Oportunidade de Receita para os Designers?

Gab disse que a app store vai incluir apenas temas pagos no lançamento, mas em breve funcionará também com temas gratuitos. Os temas para o iPad também podem aparecer na app store futuramente. Os designers e desenvolvedores que estiverem interessados em ter seus temas hospedados no Theme It podem apresentar suas criações através de um portal de desenvolvimento encontrado no site do Theme It (ainda não está disponível).

Não existem dados concretos sobre o número de iPhones que realizaram o jailbreak. O fundador do Cydia, Jay Freeman (conhecido como “Saurik”), afirma que 10% dos dispositivos estão liberados, mas as estimativas recentes da empresa de análises Flurry (citada pelo New York Times) dizem que o número real oscila entre 5% e 8%. Mas com os 70 milhões ou mais de iPhones que foram vendidos desde o lançamento, até este pequeno percentual de jailbreakers pode significar um grande número de usuários.

Embora o serviço não tenha sido lançado ainda, você pode conferir como ele será no YouTube ou pesquisar no seu próprio site.