Tio Jobs Não Quer Mais Saber do Java, e Agora?

Steve Jobs recentemente tomou conta das as notícias ao revelar seu novo OS, o novo Macbook Air, e também uma App Store para o Mac. Mas, com menos entusiasmo, a empresa também emitiu um comunicado de que o Java tinha sido “abandonado” pelo Mac OS X. De acordo com as notas de lançamento da última atualização do Java para Mac, “Quanto ao lançamento do Java para a atualização de número 3 para o Max OS X 10.6, a versão do Java que é portada pela Apple, e que vem com o Max OS X, será preterida.”

“Isso significa que a distribuição do Java produzida pela Apple não terá o mesmo nível de garantia, e pode ser removido das futuras versões do Max OS X. O runtime do Java no Snow Leopard do Mac OS X 10.6, e no Leopard Mac OS X 10.5, continuará a ter suporte e será mantido nos ciclos de suporte padrão desses produtos.“ A empresa também anunciou que os aplicativos que utilizam tecnologias obsoletas não serão permitidos na Mac App Store”.

Com a ação de violação de patente da Oracle contra a Google pela última utilização de Java na plataforma Android, e agora com a decisão da Apple de deprecar o Java no Mac OS, os desenvolvedores Java podem ficar um pouco acuados. Um desenvolvedor Java – e “grande fã da Apple” – escreveu um email para o Steve Jobs, pedindo mais insights sobre o futuro do Java no Mac OS, e Jobs respondeu: “O Sun (agora Oracle) fornece Java para todas as outras plataformas. Eles têm suas próprias agendas de lançamentos, que são quase sempre diferentes das nossas, então o Java que enviamos é sempre uma versão anterior. Isto pode não ser a melhor maneira de fazê-lo.”

Os comentários de Jobs incentivaram uma resposta do “pai do Java” James Gosling, que disse que a afirmação de Jobs “simplesmente não é verdadeira.” James afirma que a IBM, a HP e os outros todos suportam o Java para suas próprias plataformas.

Mas seja qual for a verdade, os desenvolvedores Java que gostam de Macs poderão ser forçados a tomar algumas decisões difíceis em breve. Desenvolver no Ubuntu? Continuar no Mac e desistir do Java?

Qual será o resultado da decisão da Apple de depreciar o Java para o Mac OS X? Será que esta decisão representa um prego no caixão do Java? Ou será que a comunidade Java vai assumir o desenvolvimento do Java para o Mac?

Se você for um desenvolvedor Java (ou se não for) não deixe de comentar. Queremos saber a sua opinião.

0 responses to “Tio Jobs Não Quer Mais Saber do Java, e Agora?

  1. Acho que faz sentido o java ser distribuido pela Sun/oracle, dessa Forma, usuarios Mac terão acesso a versões novas do java juntamente com as demais plataformas.
    Isso Ja acontece hj com o netbeans rodando no Mac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *