Tire do Papel 2010: A Vitrine das Novas Startups

Em Novembro do ano passado divulgamos o primeiro Tire do Papel, um evento que visa fomentar o empreendedorismo e desenvolvimento de startups em tecnologia.

O Tire do Papel, evento organizado pela rede social Empreendemia e a Unicamp, promete competição de demonstração de produtos e serviços inovadores nas áreas de TI e internet do Brasil inteiro. Na sua segunda edição, o evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo da Endeavor.

A primeira fase, de inscrições, começa no dia 20 de Setembro e vai até o dia 12 de Outubro.  Podem se inscrever empresas ou pessoas que estejam com produto ou serviço saindo do forno ou recém-lançado. Além de preencher um formulário no www.tiredopapel.com.br, a empresa também pode enviar um vídeo e fotos do produto ou serviço em funcionamento. A taxa de participação é de R$ 30,00, o que garante inscrição e uma cópia do e-book “Desenvolvimento de Produtos sem enrolação”, escrito pela equipe do blog Saia do Lugar/Empreendemia.

No dia 18 de outubro serão divulgadas as 10 empresas que farão parte da final, que será realizada no dia 17 de novembro, na Unicamp. Na final, cada empresa terá 6 minutos para demonstrar seu produto ou serviço a uma banca de jurados, que então fará perguntas e dará feedbacks.

Um aviso de Millor Machado, sócio-fundador da Empreendemia:

“É importante destacar que o evento é uma competição de demonstração de produtos, não de plano de negócios. O importante é mostrar o produto funcionando e demonstrar o valor que ele agrega ao dia-a-dia do usuário. As projeções financeiras e o plano de marketing são irrelevantes para o evento”.

O júri é composto por nomes relevantes e de referência no mercado de TI, internet e empreendedorismo no Brasil, entre eles Daniel Heise (Grupo Direct), Ayrton Aguir (Buscapé), Diego Gomes (ReadWriteWeb Brasil), Luís Fernando Almeida (Global Talent), Augusto Camargo (Adrenax), Yuri Gitahy (Aceleradora) e um consultor do Sebrae-SP.

Millor destaca também que os produtos ou serviços devem ser da área de TI ou internet e devem ser demonstráveis. “Queremos ver como o cliente usa o produto, qual é o problema que você soluciona, não as projeções de mercado”, diz.

Premiação

Entre os motivos para participar do evento estão receber feedbacks, ganhar visibilidade para seu produto ou serviço e a premiação em si. Segundo Millor:

“A maior dificuldade de produtos de tecnologia é sua adoção pelo mercado. Por isso, feedbacks de pessoas de fora da empresa são extremamente relevantes para o desenvolvimento de um projeto de inovação”.

Além disso, o evento será acompanhado por investidores, empresários e especialistas em TI, o que dará grande visibilidade à empresa participante. O evento também será transmitido ao vivo pela internet e terá cobertura do canal Band News.

Como prêmio, as empresas vencedoras ganharão bolsas da B.I. International para módulos de Babson e Berkeley que serão realizados no Brasil em 2011, além de horas de mentoring da Aceleradora, uma das maiores referências em crescimento de startups no Brasil.

O evento ainda conta com apoio do Sebrae-SP, da Band News FM e da Band News.

Cronograma

Inscrições: de 20 de setembro a 12 de outubro

Divulgação dos 10 finalistas: 18 de outubro

Final: 17 de novembro, no auditório da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp

Como participar: www.tiredopapel.com.br

0 responses to “Tire do Papel 2010: A Vitrine das Novas Startups

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *