Top 10 Aplicativos Web de 2009

best_products_09_150Todos os anos o RWW analisa centenas de novos aplicativos web. Às vezes nos deparamos com um serviço que se destaca de todos, por oferecer uma solução nova, por romper com o modelo dos líderes de mercado ou por modificar a experiência do usuário na web.

Esta é a nossa lista dos 10 melhores aplicativos web de 2009. Estes aplicativos e serviços ajudaram os consumidores a usar a web de maneira inovadora, e trouxeram tecnologias que eram apenas voltadas aos usuários avançados para o público em geral.

Alguns destes aplicativos não são exatamente novidades, mas tentamos selecionar os aplicativos que atingiram o mainstream este ano, ou que apostamos que serão grandes ainda em 2010.

Bing

bing_logo_may09Até o começo deste ano, o Google não tinha problemas sérios com concorrência no mercado de busca. Agora, no entanto, graças ao Bing da Microsoft, lançado em Julho, os usuários finalmente tem uma escolha quando se trata de ferramentas de busca. A participação de mercado do Bing aumentou progressivamente ao longo dos últimos meses, e a Microsoft continua a adicionar novos recursos interessantes como a busca visual, o hover preview, busca integrada ao Twitter e uma integração inteligente de alguns dos recursos mais convincentes do Wolfram Alpha.

O Bing, que se apresenta como um “mecanismo de decisão”, não tenta apresentar ao usuário mais do que 10 links. Em vez disso, o Bing se concentra em dar as respostas já na primeira página de resultados. Uma busca por um jogador de futebol, por exemplo, resultará em informações complementares sobre o esporte, enquanto uma busca sobre vôos trará dados do serviço Bing Travel da Microsoft.

Wolfram Alpha

wolfram_alpha_logo_may09Nenhum outro novo serviço da web foi recebido com o mesmo entusiasmo como o Wolfram Alpha em 2009. Inevitavelmente, a “ferramenta de conhecimento computacional” Wolfram Research desapontou a muitos que esperavam que fosse superior ao Google. Mas o Alpha introduziu um novo paradigma para os serviços de busca: me vez de fornecer uma longa lista de links, o Alpha tenta dar aos usuários uma resposta baseada em informações de fontes confiáveis. Se isso soa familiar, talvez seja porque o Bing da Microsoft está tentando fazer algo muito semelhante, mesmo que a abordagem da Microsoft não seja tão radical. Devido a essas semelhanças, não é uma surpresa de que o Bing seja o primeiro serviço de busca a integrar os resultados de busca do Wolfram Alpha.

Embora ainda não seja útil para todos, a equipe do Wolfram Alpha tem trabalhado muito para ampliar o banco de conhecimentos do aplicativo. Se você for engenheiro ou cientista, o Wolfram Alpha pode se tornar um dos aplicativos mais úteis para você. Para as outras pessoas, a habilidade do aplicativo em resolver anagramas, agregar informações do clima e dizer a distância entre duas cidades pode se tornar útil também, embora não tão útil como a capacidade do serviço para resolver problemas de matemática complexos. Ainda temos que esperar para ver o que o futuro reserva para o Wolfram Alpha.

Por enquanto, o serviço é uma ótima experiência e até mesmo se ele falhar (o que seria improvável), sua influência certamente irá se estender a outros serviços de busca como o Bing e o Google Search. No espírito da inovação, Wolfram também lançou um aplicativo para o iPhone de 50 dólares em Outubro.

Google Chrome

chrome_logo_3d_dec08A Google lançou a primeira versão beta do Google Chrome no final de 2008. Mesmo que o Chrome ainda tenha uma pequena parcela do mercado de navegadores e não ofereça ainda uma versão estável para o OSX ou o Linux, o Chrome já conseguiu modificar o mercado de navegadores. O foco do Chrome em velocidade ajudou a reacender a guerra dos navegadores e até mesmo a Microsoft já compara o desempenho da próxima versão do Internet Explorer com o Chrome. Mesmo que você não use o Chrome, você verá sua influência nas próximas versões do Firefox e do Internet Explorer.

E pelo fato de o Chrome ser a base do sistema operacional da Google, o Chrome OS, há muitas chances de que no ano que vem ele fique entre os destaques.

Posterous

posterous-logoSe você quer criar um novo blog ou simplesmente compartilhar fotos e mensagens com mais facilidade em serviços múltiplos como o Facebook, Flickr e Twitter, o serviço de blogs Posterous é para você. O serviço foi lançado em maio de 2009 e foi definitivamente um dos lançamentos mais interessantes para a comunidade de blogs este ano. O que faz do Posterous se destacar é sua habilidade de postar as atualizações de um serviço em outro (Flickr, Facebook, Twitter ou no seu próprio blog). Além disso, é extremamente fácil configurar um novo blog. Basta enviar um email com uma mensagem, foto ou vídeo para postar no posterous.com e seu novo blog está pronto.

Hulu

hulu_logo_sep08Graças aos seus anúncios durante o Super Bowl, Hulu se tornou um nome familiar no EUA neste ano. Mesmo antes desta campanha publicitária o Hulu já havia se estabelecido como o principal lugar para se procurar episódios de séries de TV ou shows online. O Hulu começou como um empreendimento conjunto entre FOX, NBC e outras redes de TV. Em Abril, a ABC se juntou ao grupo. Graças a isto o Hulu se tornou o maior de seu segmento no EUA. O serviço é gratuito, mas não surpreenderia se começassem a cobrar no próximo ano.

TweetDeck

tweetdeck_logo_jun09Com exceção do próprio site do Twitter, o TweetDeck é atualmente o cliente mais popular do Twitter. O TweetDeck foi o primeiro cliente a popularizar o layout baseado em colunas, uma característica de design que outros clientes adotaram também.

Na sua versão atual, o TweetDeck introduziu o suporte para o novo recurso de listas do Twitter, integração com o LinkedIn e um suporte parcial ao novo recurso do Twitter de localização geográfica. O TweetDeck também foi um dos primeiros clientes a utilizar o sistema de listas locais, o que muitos usuários avançados cobravam há tempos.

Twitter

twitter_bird_apr_09Nenhuma lista Top 10 de aplicativos web seria completa sem mencionar o Twitter. Nenhum outro serviço na web (talvez o Facebook) recentemente conseguiu capturar nossa imaginação da maneira que o Twitter tem feito. Ao longo do ano, o Twitter apresentou vários novos recursos, incluindo listas e busca integrada. Nem todos esses recursos foram bem recebidos, o novo recurso de retweet, por exemplo, tem tido resistência de alguns usuários, e por isso há dúvidas se ele irá prevalecer.

Apesar disso, hoje o Twitter possui usuários com mais de um milhão de seguidores, e alguns serviços de notícias dão o furo de reportagem antes no Twitter do que no seu próprio site.

Aardvark

aardvark_logo_sep09Alguma vez já foi em alguma cidade que você nunca esteve e precisou pedir direções de um bom lugar para almoçar ou jantar, ou apenas para jogar sinuca? Você pode ir para o Yelp ou o Citysearch, mas as melhores sugestões provavelmente viriam de sua própria rede, de seus amigos e dos amigos de seus amigos. O Aardvark torna isso possível, buscar o conhecimento coletivo na extensão de sua rede social através de um simples aplicativo de web, combinado com mensagens instantâneas e um aplicativo do iPhone. Basta fazer uma pergunta que o Aardvark irá levar sua dúvida para seus amigos (ou amigos deles) que estão online. Graças à um mecanismo sofisticado de machine learning e de algoritmos que processam em segundo plano, Aardvark aprende rapidamente a quem perguntar sobre temas específicos.

Ao contrário do Yahoo Respostas ou dos serviços similares, Aadvark não mantém repositório de pergutas freqüentes. A função do serviço é que você obtenha respostas de “peritos” da sua própria rede social. Apesar das dúvidas de terceiros, Aadvark tem provado seu valor. Na maioria dos dias, mais de 85% das perguntas são respondidas.

Google Voice

google_voice_logo_mar09O Google adora entrar nos mercados onde prevalece o status quo e modificá-los a sua maneira. Com o Google Voice, o gigante está fazendo exatamente isso com as indústrias de telecomunicações e VoIP. Google Voice atribui a cada usuário um novo número de telefone que pode ser transmitido para qualquer outro telefone. O Google Voice apresenta uma interface parecida com a do Gmail e permite que seus usuários façam chamadas gratuitas locais e a longa distância, assim como chamadas internacionais bem acessíveis de seus telefones já existentes. O serviço também conta com mensagens de texto gratuitas, teleconferências e transcrições automatizadas de voicemail.

Facebook

facebook_logo_mar09Durante o ano de 2009 o Facebook continuou a crescer e adicionar novos recursos. Tornou-se a principal rede social e em Setembro passou a marca de 300 milhões de usuários ativos. Sua base de usuários agora é maior do que a população de vários grandes países e quase do tamanho da população dos Estados Unidos.

O Facebook já foi um serviço de early adopters, mas hoje a população é bem diversificada. O crescimento demográfico mais rápido do Facebook agora é de usuários acima de 35 anos.

Faltou Algum dos Seus Serviços Favoritos?

Esta lista mostra alguns dos aplicativos web favoritos da equipe do RWW. Como seria a sua lista? Quais serviços web você acha que tiveram mais impacto na web em 2009? Comente!

0 responses to “Top 10 Aplicativos Web de 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *