Top 10 Aplicativos Mobile de 2009

best_products_09_1502009 foi um ótimo ano para web móvel. O iPhone continou soberano, mas surgiram vários novos celulares Android que ampliaram bastante o mercado de Apps. Conheça nossos favoritos de 2009:

Facebook 3.0 (iPhone)

facebook_iPhoneEmbora o Facebook seja um aplicativo disponível em diversas plataformas mobiles, nenhum deles se compara com a versão do iPhone, atualizada recentemente para a versão 3.0. Esta última versão ficou tão boa que alguns afirmaram ser mais útil do que o próprio site do Facebook.

Projetado pelo engenheiro Joe Hewitt, o Facebook 3.0 para o iPhone não só ofereceu uma nova maneira de socializar de maneira móvel, mas essencialmente se tornou uma agenda portátil, mantendo-o ligado aos seus amigos, compromissos e contatos.

O aplicativo fez do Facebook um serviço mais útil, permitindo navegação rápida e upload de fotos e vídeos. Com um layout simplificado, a interface se mostrou tão simples e fácil de usar que qualquer usuário novato de smartphones não teria dificuldade alguma.

Se algum aplicativo merece o prêmio de “app do ano”, este seria vencedor.

Tweetie 2 (iPhone)

tweetie2Outro aplicativo popular para o iPhone neste ano foi a nova versão do aplicativo Tweetie. Esta “atualização” foi na verdade uma reformulação completa do aplicativo que apresentou tantas novas funcionalidades que o desenvolvedor, Loren Britcher, decidiu lançá-lo como um aplicativo totalmente diferente que custa o mesmo que o original. Esta decisão provocou muitas reclamações de usuários do Tweetie, que alegaram que agora teriam que pagar novamente pelo aplicativo.

No final, quando se acalmaram os ânimos, todos correram atrás do novo aplicativo, que possui recursos como tweets de vídeo, modo offline, localização geográfica e mais.

Twidroid (Android)

twitroid_logoÉ difícil não favorecer o iPhone nesta lista, dado que há mais de 100.000 aplicativos para a plataforma, porém os aplicativos do Android também merecem ser mencionados. Entre os primeiros aplicativos instalados pelos novos proprietários de Android está o Twidroid, o popular cliente do Twitter Android. Este aplicativo mobile tem melhorado com o tempo e agora oferece uma interface limpa e fácil de usar onde os recursos mais utilizados (@Mention, Direct Messages, etc) são acessíveis através de botões disponíveis na parte inferior do aplicativo, independente da tela que você estiver.

Foursquare (Cross-Platform)

foursquare_logo_mar09Não há dúvidas que o Foursquare é o hit deste ano em serviços baseados em localização. No começo do ano o serviço era limitado para apenas algumas cidades, mas esta lista tem se expandido rapidamente e incluído muitas cidades no mundo todo. No Brasil, o aplicativo já está disponível para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

Este serviço de localização geográfica transforma as redes sociais mobile em um jogo. Você faz o “check in” no programa assim que chegar em lugares novos para ganhar pontos, prêmios, emblemas e a honra de se tornar o “dono” do lugar se você é quem fez mais visitas registradas ali. Além disso, os usuários podem deixar dicas para os novatos do lugar, assim eles receberão recomendações assim que fizerem seu “check in”, como o melhor prato de um restaurante ou onde fica a Starbucks mais próxima de um hotel.

Alguns podem afirmar que a influência do Foursquare ainda é limitada à early adopters e ainda não se tornou um hit mainstream. Talvez isto seja verdade, mas considerando que o serviço foi mencionado no desenho Os Simpsons faz pouco tempo, achamos que os dias de “anonimato” do Foursquare estão contados.

Google Voice (Blackberry, Android)

google_voice_logo_mar09Mesmo não estando disponível para o iPhone, o Google Voice é um dos melhores aplicativos mobile do ano. De acordo com a Google, a Apple rejeitou o aplicativo da iTunes Store por ter funcionalidade parecida com a do iPhone. Enquanto isso, a Apple afirmou que ainda estava analisando o aplicativo por ter semelhanças com a funcionalidade e a interface do usuário do iPhone. O consenso geral é que a Apple não está interessada nele. Uma série de outros aplicativos já disponíveis na App Store são semelhantes à funcionalidade do iPhone de alguma maneira, fazendo com que esta rejeição da Apple se torne suspeita.

Este aplicativo inovador permite que você defina de quem você aceita receber chamadas, além de agregar suas mensagens de voz de todas as linhas que possuir. Essas mensagens são transcritas e enviadas por email ou SMS para você. Através do aplicativo mobile, as chamadas efetuadas parecem estar vindo do seu número do Google Voice e não de seu telefone. Este aplicativo é tão popular que fez alguns usuários avançados sairem do iPhone e ir para o Android.

Spotify (Cross-Platform)

spotify_iphone_aug09aO Spotify merece esta menção por suas realizações notáveis no exterior. O aplicativo Spotify permite ao usuário ter suas listas de MP3 por streaming e também permite escutar as músicas mesmo offline.

Dada a forma como este serviço compete fortemente com o iTunes, muitos temiam que a Apple fosse rejeitá-lo assim como fez com o Google Voice. No entanto, ele foi aprovado para ser incluso na App Store.

Spotify representa a nova revolução da música mobile. Invés de comprar e ter as músicas individuais, este serviço de assinaturas permite que você escute a música por stream de seu próprio dispositivo mobile, pagando um valor mensal fixo. Ao contrário de alguns aplicativos similares de música, o Spotify permite que você escolha as músicas que quer de um catálogo de milhões que instantaneamente são sincronizadas com o seu celular. O Spotify atinge aonde o iTunes não vai, e faz da música uma experiência mais ligada à web do que ao seu disco rígido.

Google Maps Navigation (Android)

google_maps_navigation_16Quando a Google anunciou seu novo produto, um Navegador CPS basedo no Maps que imita a funcionalidade de dispositivos de GPS tradicionais como os da Garmin e TomTom, o sentimento era de ele que seria um GPS killer. No lançamento, as ações destas empresas caíram,mesmo que o aplicativo mobile fosse disponível apenas para dispositivos Android 2.0. Isto mostra que quando o Google entra em um mercado, as empresas se preocupam.

Este aplicativo mobile não só possui os melhores recursos do Google Maps como visualizações por rua e satélite, mas também inclui recursos próprios como exibições de tráfego, busca por voz, e navegação passo a passo.

BNO (iPhone)

bnologoBNO, abreviação de “breaking news online”, (furos de notícia online) é um aplicativo para o iPhone que complementa o serviço de notícias 24 horas disponível no Twitter.

Com o BNO News para o iPhone, o aplicativo usa a funcionalidade de notificação do iPhone para fornecer alertas de notícias em tempo real que aparecem no seu dispositivo sem utilizar as mensagens de texto. O aplicativo também utiliza uma estrutura de preços diferente, custa USD 1.99 e tem uma taxa de assinatura mensal de 99 cents.

Layar (iPhone, Android)

LayarlogoO Layar representa o próximo grande passo para o universo mobile, a realidade aumentada. Ao exibir as camadas de dados em cima do visor da câmera do telefone, o aplicativo literalmente “aumenta a realidade” com informações adicionais sobre o que está sendo exibido. Informações como críticas de restaurantes ou anúncio de imóveis, por exemplo.

Devido à sua natureza como plataforma, no início deste ano ele se tornou o aplicativo mais emocionante de RA. Isto significa que desenvolvedores independentes podem criar suas próprias camadas para o aplicativo usando a API fornecida pela empresa.

Segundo o co-fundador Maarten Lens-Fitzgerald, os aplicativos de RA serão dos mais importantes para o mercado mobile nos próximos anos. Ele pode estar certo, mas esta época ainda não chegou. Por agora o Layar apenas nos dá uma amostra do que é possível e antecipa o que a RA poderá fazer em 2010.

Seu Jogo Mobile Favorito (Cross-Platform)

Temos que acrescentar jogos mobile como uma categoria geral para esta lista. Não podemos ignorar um das maiores tendências mobile deste ano, dispositivos mobile se tornando uma plataforma real de jogos. Embora grande parte dos avanços de desenvolvimento de jogos mobile tem sido no iPhone, esta tendência tem crescido e os telefones vão aos poucos substituindo os vídeo-games portáteis como o PSP.

Aplicativos Favoritos dos Usuários

Gostaríamos de saber sua opinião sobre qual o seu aplicativo favorito para celular. Qual o App que você não vive sem? Quem se destacou em 2009? Deixe nos comentários.

0 responses to “Top 10 Aplicativos Mobile de 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *