Top 10 Produtos Web Semântica de 2009

best_products_09_150Em 2009 vimos muitas novidades no campo de web semântica e atividades com dados estruturados. Grande parte disso foi por causa do Linked Data, um projeto da W3C que ganhou força neste ano. Segundo Sir Tim Bernes-Lee, o inventor da web, Linked Data é uma mudança no cenário semelhante à invenção da própria WWW. Passamos de uma web de documentos para uma web de dados.

Os produtos que escolhemos são aqueles têm feito coisas interessantes com os dados. Conectando-se com outros dados, construindo aplicações com dados, compartilhando dados e mais. Esses 10 podem não ser do tipo de aplicativo de web semântica que a W3C profetizou nos anos 90, mas isso não importa mais. O importante é que a web está se tornando mais significativa, mais semântica e principalmente, mais útil.

Opções de Busca do Google e Rich Snippets

rich-snippets

Em maio deste ano o Google anunciou dois acréscimos significativos para seu sistema de busca: Opções de Busca e Rich Snippets. Os dois recursos aumentaram o núcleo de busca do Google de maneira notável e o Rich Snippets em particular foi baseado em conteúdo estruturado.

O Rich Snippets capta e mostra informações úteis das páginas. A Google está usando padrões aberto de dados estruturados, tais como microformatos e RDFa para incrementar o recurso de Rich Snippets. Além de estar convidando os editores para marcarem seu HTML (webmasters podem ver mais detalhes aqui).

Feedly

feedly_logoO Feedly se descreve como uma “página inicial parecida com uma revista”. Quando foi lançado em Agosto de 2008, foi descrito como apenas “uma interface alternativa para o Google Reader.” No entanto, com o lançamento do Feedly Mini, uma mini barra que fica na parte inferior da tela enquanto você navega pela web, o serviço se tornou um companheiro de leitura de blogs muito mais abrangente.

Feedly Mini integra com o Twitter, FriendFeed, Google Search, Ubiquity da Mozilla e mais.O time do RWW usa e recomenda.

feedly_overview

Apture

apture_logo_feb09O Apture é um plug-in Javascript para editores que acrescenta informações contextuais para os links nos pop-ups que aparecem quando usuários passam o mouse sobre eles ou quando clicam. (O ReadWriteWeb Brasil utiliza o Apture!)

O Apture impressiona bastante devido à quantidade de conteúdo multimídia que pode ser incluído em um pop-up tão pequeno. Além da sofisticada experiência do usuário final, leitores do washingtonpost.com e outros sites que usam o Apture podem ver conteúdo rico, relevante e contextual a partir das recomendações do Wikipedia, Youtube e Flickr sem deixar o site.

Zemanta

zlogoZemanta é uma ferramenta de análise semântica em tempo real que se conecta em plataformas para blogs, como wordpress, typepad, etc. A Zemanta oferece aos bloggers links relevantes, fotos e outras informações para incluir em seus posts. A API do Zemanta também está sendo usada por startups.

Zemanta é open-source e baseada em padrões abertos. Funciona bem com o resto da comunidade de tecnologia além de ter muitas ferramentas interessantes para apoiar organizações sem fins lucrativos.

Open Calais 4.0

calais_thomson_reutersEm Janeiro, a Thomson Reuters lançou a atualização mais importante já feita para o serviço de API aberta Calais: Calais 4.0. O Calais é uma API que permite que publishers incorporem a funcionalidade semântica em seus serviços, permitindo que ele se categorize o conteúdo como pessoas, lugares, empresas, fatos, eventos e muito mais.

Projeto de Música Semântica da BBC

bbc_music_logoA BBC tem sido por muito tempo uma força experimental importante no ecossistema da web, apoiada com grandes parcelas de financiamento do contribuinte britânico e uma medida igualmente grande de talentos britânicos. O projeto BBC Music Beta chamou a atenção de todos neste ano. É um esforço contínuo da BBC para construir páginas sobre os artistas que tocam nas estações de rádio da BBC que são semanticamente relacionadas. Nessas páginas, conjuntos de dados são reforçados e interligados com metadados semânticos, permitindo que os fãs explorem as conexões entre os artistas que eles podem não ter conhecimento.

bbc_music_pages

Glue

getglueAdaptiveBlue da Glue já foi apenas um add-on para navegador que permitia aos usuários uma navegação inteligente através de vários setores, agora se trata de um produto centrado em sites que atua como um foco e uma voz da web social.

A tecnologia da Glue é baseada na navegação de um usuário em sites comuns, assim como a Amazon, o Wikipedia e o Youtube. Essas visitas e todas as interações (comentários, recomendações, etc.) vão para o Glue automaticamente para criar um perfil de interesses e uma rede de afinidade com outros usuários. A idéia é recomendar itens ou conteúdo por categorias incluindo música, livros e filmes.

Freebase

freebase_logo_nov09O Freebase é um banco de dados de informações semanticamente marcadas. É semelhante à Wikipedia, mas o Freebase foca em dados estruturados e o que pode ser feito com eles. Freebase tem sido uma das empresas mais hypes da web semântica, levando a um certo ceticismo que o produto é muito parecido com o Wikipedia e não oferece nada de muito novo. Ao final de 2008 o produto ia bem, mas tinha muito trabalho pela frente, principalmente em termos de usabilidade e dados úteis.

No entando, no ano de 2009 o Freebase continuou a construir de sua visão ambiciosa. Recentemente anunciou a publicação do seu tópico de número 10 milhões, acima dos 4 milhões alcançados no ano passado. Enquanto ele continua a trabalhar na experiência do usuário para a audiência, Freebase continua respeitado entre a web semântica e os aficionados com Linked Data.

DBpedia

dbpedia_logo_nov09O DBpedia não é um produto comercial, mas é uma das maiores fontes de Linked Data na web, por isso merece ser reconhecido no nosso top 10. Essencialmente, o DBpedia extrai informações estruturadas do Wikipedia e disponibiliza esses dados na web.

No momento, DBpedia possui mais de 2,9 milhões de “informações”, além das 282.000 pessoas, 339.000 lugares, 88.000 álbuns de música, 44.000 filmes, 15.000 video-games, 119.000 organizações, 130.000 espécies e 4400 tipos de doenças.

linked_data_map_july09

Data.gov

A tendência de dados abertos nos governos tem sido importante para o ano de 2009. O inventor da web, Tim Berners-Lee, está atualmente ajudando o governo britânico a fazer isto, utilizar Linked Data.

Nos EUA, o governo do Obama teve um desempenho misto até agora em termos de dados abertos do governo, no entanto, o lançamento do Data.gov em Maio foi um passo positivo em 2009. Foi anunciado pelo CIO do governo, Vivek Kundra, e visa “aumentar o acesso público aos conjuntos de dados gerados pelo Poder Executivo do Governo Federal Americano.”

Esta é a nossa lista para o top 10 dos produtos de web semântica (ou dados estruturados) de 2009. Você concorda com ela? Perdemos algum de vista? Vamos discutir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *