Top 10 Trending Topics de Tecnologia do Twitter em 2009

twitter-trendsAo longo do ano algumas novas tecnologias chamaram tanta atenção que eles conseguiram entrar nos trending topics do Twitter. O Google Wave foi uma das mais notáveis, mas quais foram os outros assuntos tecnológicos de interesse para os usuários do Twitter? O Twitter acabou de lançar uma lista das maiores tendências do ano, baseado nas hashtags que viraram trending topics. Vejam elas:

1. Google Wave

O aplicativo mais comentado do ano, no Twitter e em muitos outros lugares, foi o Google Wave. Enquanto os convites chegavam, cada iniciante ganhou um número limitado de convites para seus amigos ou colegas. Isto deixou a Twittosfera clamando por convites do Wave e levou a palavra chave aos destaques várias vezes.

Se o Wave não fez nada mais de certo, ao menos dominou a arte da campanha de marketing viral.

2. Snow Leopard

O mundo dos fãs da Apple se alegrou quando um novo sistema operacional Mac foi lançado neste ano. O Snow Leopard foi anunciado na Conferência Mundial para Desenvolvedores da Apple em Junho de 2008. Pelo visto, os fãs da Mac haviam esperado para comprarem seus exemplares por mais de um ano até a hora em que o sistema operacional foi lançado em Agosto de 2009.

3. Tweetdeck

Este aplicativo do Twitter se tornou um grande sucesso em 2009 e foi manchete de tecnologia pela sua integração com o Facebook e o LinkedIn, seu aplicativo do iPhone (um forte concorrente para desafiar o Tweetie 2), e suas interfaces temáticas entre outras coisas.

4. Windows 7

Os usuários do Windows por muito tempo sofriam, então neste ano chegou o Windows 7. Melhor, mais rápido e com menos bugs, a nova versão do sistema operacional prometia ser a resposta para nossas orações e uma razão para manter nossas cabeças erguidas em frente aos usuários do Mac. O Windows também teve uma interessante campanha de marketing que manteve seu novo SO bem falado, e no topo das tendências por vários meses.

5. CES

A CES, a Consumer Eletronics Show, realizada anualmente em Las Vegas, é um enorme evento geek, entulhado de gadgets. Imagine o burburinho que uma multidão de nerds com seus smartphones não é capaz de fazer por isso.

6. Palm Pre

Vários anos atrás os geeks se apaixonaram pelo Treo. Em seguida, os dispositivos Palm sumiram por um tempo até este ano, quando a empresa lançou o minúsculo dispositivo touchscreen conhecido como Pre. A primeira iteração do dispositivo não se tornou extremamente popular mas o Pre definitivamente conquistou muitos fãs. O ano de 2009 marca a volta da Palm ao mercado de smartphones com um ótimo gadget.

7. Google Latitude

Em 2005, o aplicativo Dodgeball foi comprado pela Google. Os criadores do Dodgeball seguiram em frente para fazer o Foursquare, e neste ano a Google trocou o Dodgeball pelo Latitude, que de uma maneira simples lhe mostra onde estão seus amigos no Google Maps. O Latitude pode ser a base para aplicativos mais complicados no futuro, mas ainda está muito atrás de concorrentes como o Foursquare e o Brightkite.

8. #E3

Outra conferência anual de grande sucesso, a E3 (Eletronic Entertainment Expo), é realizada em Los Angeles. Esta conferência é o lugar onde ocorre a maior concentação de geek gamers da história. Muitos Tweets sairam de PSPs e Nintendos DS dela.

9. #amazonfail

A Amazon sofreu com críticas públicas neste ano quando certos livros de conteúdo voltado para gays e lésbicas foram removidos dos rankings de vendas por conter conteúdo adulto. O problema era que a maioria dos títulos em questão não eram “adultos” de maneira alguma, levando os principais meios de comunicação e o público em geral a conclusão de que os executivos da Amazon eram profundamente homofóbicos. No final, descobriu-se que a culpa era de um único empregado da Amazon na França que conseguiu tirar 57.000 livros do ranking com seu erro. Ops.

10. Macworld

E finalmente teve a Macworld. Steve Jobs não pode participar do evento, então a Apple anunciou que 2009 seria o último ano que a empresa participaria do show. A empresa anunciou alguns “presentes” modestos, incluindo novas versões do iLife e iWorkm assim como o MacBook de 17 polegadas. A Apple anunciou ainda que as músicas vendidas no iTunes ficariam livres de DRM (Gestão de Direitos Digitais).

A lista termina aqui. E você achou que os tópicos certos tiveram a maior atenção? Não deixe de comentar.

0 responses to “Top 10 Trending Topics de Tecnologia do Twitter em 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *