Tutorial: Aprenda Como Chegar na Capa do Google News
O Google News é almejado por todos os bloggers e jornalistas pela quantidade de tráfego que ele proporciona. Mas como rankear no Google News? Quais são os fatores levados em consideração? Vasculhamos na web e descobrimos alguns que poderão mudar sua estratégia com o seu blog.
Um estudo realizado pelo Local SEO Guide, PerfectMarket e newsknife especificou os 10 Fatores mais Importantes para Rankeamento do Google News. Como a Google não divulga seus algoritmos, o estudo foi feito com base em entrevistas realizadas com 17 experts de SEO dos principais sites de notícias do mundo:
- Adam Audette – RKG
- AJ Kohn – Blind Five Year Old
- Andrew Shotland – Local SEO Guide
- Bryan Young – NY Public Radio
- Chris Mull – PerfectMarket
- Christopher Angus – Warlock Media
- Eleanor Hong – ESPN.com
- Haim Barad – Sure Visit
- James Hood – Consumer Affairs
- John Shehata – ABC News
- Marshall Simmonds – Define Media Group
- Matthew Brown – AudienceWise
- Mi Li – The Fiscal Times
- Neil Pharyzyn – Newsknife
- Simon Heseltine – The Huffington Post
- Tim Ruder – Perfect Market
- Topher Kohan – CNN
O Search Engine Watch entrou na brincadeira e também juntou as informações para alegria geral e criou uma lista com os principais fatores de rankeamento do Google News devidamente explicados, são estes:
Utilize Palavras-Chave Poderosas e Títulos Breves
O Google Insights é uma ótima ferramenta para descobrir palavras-chave de peso para seus artigos, utilize-as de também no título, nas descrições e por todo o artigo. Sinônimos e palavras relativas também ajudam, mas não seja redundante que isso pode prejudicá-lo.
Otimize seu Domínio
Use táticas padrões de SEO para aumentar o número de links inbound para o domínio principal, criando uma arquitetura otimizada de links e aumentando o feedback social. O pagerank ainda é muito importante no rankeamento.
Otimize o Conteúdo para as Mídias Sociais
Tanto o volume quanto a velocidade na mídia social são importantes. Facilite o compartilhamento com os botões e seja ativo nas redes sociais.
Seja o Primeiro
É exatamente isso. Seja o primeiro a divulgar a notícia. Isso ajuda o seu conteúdo melhorando sua posição a longo prazo e oferece uma exclusividade momentânea que também é bem vinda.
Procure Gerar Citações
As citações de fontes respeitadas são vistas como um grande elemento no rankeamento de um artigo. É importante publicar seu conteúdo em canais que poderão gerar citações, então certifique-se de que as pessoas que utilizarem o seu conteúdo façam uso das citações. E procure produzir conteúdo digno de ser citado.
Conteúdo Único
Utilize o mínimo possível de conteúdo reaproveitado. Procure fornecer conteúdo original o máximo possível. Se um artigo ou uma parte dele já foi publicada em outros sites/páginas, dificilmente uma página vai para a capa do Google News.
Otimize sua headline focando no CTR e na baixa Taxa de Rejeição
Crie headlines relevantes, com texto interessante, oferecendo conteúdo de primeira. Os experts afirmaram que a Google avalia o CTR do Google News e compara com outras fontes para determinar o valor do conteúdo para o usuário. Além disso, a taxa de rejeição é usada para determinar o sucesso do conteúdo.
Conteúdo de Qualidade
O padrão de qualidade aqui é acima do esperado, já que os avaliadores editoriais do Google News são bastante criteriosos em relação a isto. Seu site pode ser retirado rapidamente do Google News se o seu conteúdo não for avaliado como de qualidade. A qualidade do conteúdo é a maior exigência, já que ela gera visitas orgânicas, links e citações, assim como o compartilhamento social.
Práticas Comuns de Otimização
As práticas padrão como diminuir o tempo de carregamento do site, otimização de imagens e quantidade de palavras. John Shehata da NBC recomenda artigos de 200 a 800 palavras, mas segundo ele, existem algumas exceções.
Utilize o Google News Sitemap
O sitemap ajuda na especificação alguns detalhes, oferece também metadados que ajudarão a chamar a atenção dos usuários nos resultados. Esta ferramenta é extremamente importante, é preciso dominá-la.
Esses pontos foram divulgados pelo Search Engine Watch como uma variação da pesquisa completa, já que nem todos os fatores podem ser implementados caso o editor espere otimização á curto prazo. Alguns pontos considerados variáveis humanas também não foram mencionadas aqui, mas você pode conferir a pesquisa completa aqui.
Se você se interessar em tentar otimizar seu site utilizando estes fatores de rankeamento, não deixe de comentar.