Tutorial: Aprenda Como Chegar na Capa do Google News

O Google News é almejado por todos os bloggers e jornalistas pela quantidade de tráfego que ele proporciona. Mas como rankear no Google News? Quais são os fatores levados em consideração? Vasculhamos na web e descobrimos alguns que poderão mudar sua estratégia com o seu blog.

Um estudo realizado pelo Local SEO Guide, PerfectMarket e newsknife especificou os 10 Fatores mais Importantes para Rankeamento do Google News. Como a Google não divulga seus algoritmos, o estudo foi feito com base em entrevistas realizadas com 17 experts de SEO dos principais sites de notícias do mundo:

  • Adam Audette – RKG
  • AJ Kohn – Blind Five Year Old
  • Andrew Shotland – Local SEO Guide
  • Bryan Young – NY Public Radio
  • Chris Mull – PerfectMarket
  • Christopher Angus – Warlock Media
  • Eleanor Hong – ESPN.com
  • Haim Barad – Sure Visit
  • James Hood – Consumer Affairs
  • John Shehata – ABC News
  • Marshall Simmonds – Define Media Group
  • Matthew Brown – AudienceWise
  • Mi Li – The Fiscal Times
  • Neil Pharyzyn – Newsknife
  • Simon Heseltine – The Huffington Post
  • Tim Ruder – Perfect Market
  • Topher Kohan – CNN

O Search Engine Watch entrou na brincadeira e também juntou as informações para alegria geral e criou uma lista com os principais fatores de rankeamento do Google News devidamente explicados, são estes:

Utilize Palavras-Chave Poderosas e Títulos Breves

O Google Insights é uma ótima ferramenta para descobrir palavras-chave de peso para seus artigos, utilize-as de também no título, nas descrições e por todo o artigo. Sinônimos e palavras relativas também ajudam, mas não seja redundante que isso pode prejudicá-lo.

Otimize seu Domínio

Use táticas padrões de SEO para aumentar o número de links inbound para o domínio principal, criando uma arquitetura otimizada de links e aumentando o feedback social. O pagerank ainda é muito importante no rankeamento.

Otimize o Conteúdo para as Mídias Sociais

Tanto o volume quanto a velocidade na mídia social são importantes. Facilite o compartilhamento com os botões e seja ativo nas redes sociais.

Seja o Primeiro

É exatamente isso. Seja o primeiro a divulgar a notícia. Isso ajuda o seu conteúdo melhorando sua posição a longo prazo e oferece uma exclusividade momentânea que também é bem vinda.

Procure Gerar Citações

As citações de fontes respeitadas são vistas como um grande elemento no rankeamento de um artigo. É importante publicar seu conteúdo em canais que poderão gerar citações, então certifique-se de que as pessoas que utilizarem o seu conteúdo façam uso das citações. E procure produzir conteúdo digno de ser citado.

Conteúdo Único

Utilize o mínimo possível de conteúdo reaproveitado. Procure fornecer conteúdo original o máximo possível. Se um artigo ou uma parte dele  já foi publicada em outros sites/páginas, dificilmente uma página vai para a capa do Google News.

Otimize sua headline focando no CTR e na baixa Taxa de Rejeição

Crie headlines relevantes, com texto interessante, oferecendo conteúdo de primeira. Os experts afirmaram que a Google avalia o CTR do Google News e compara com outras fontes para determinar o valor do conteúdo para o usuário. Além disso, a taxa de rejeição é usada para determinar o sucesso do conteúdo.

Conteúdo de Qualidade

O padrão de qualidade aqui é acima do esperado, já que os avaliadores editoriais do Google News são bastante criteriosos em relação a isto. Seu site pode ser retirado rapidamente do Google News se o seu conteúdo não for avaliado como de qualidade. A qualidade do conteúdo é a maior exigência, já que ela gera visitas orgânicas, links e citações, assim como o compartilhamento social.

Práticas Comuns de Otimização

As práticas padrão como diminuir o tempo de carregamento do site, otimização de imagens e quantidade de palavras. John Shehata da NBC recomenda artigos de 200 a 800 palavras, mas segundo ele, existem algumas exceções.

Utilize o Google News Sitemap

O sitemap ajuda na especificação alguns detalhes, oferece também metadados que ajudarão a chamar a atenção dos usuários nos resultados. Esta ferramenta é extremamente importante, é preciso dominá-la.

Esses pontos foram divulgados pelo Search Engine Watch como uma variação da pesquisa completa, já que nem todos os fatores podem ser implementados caso o editor espere otimização á curto prazo. Alguns pontos considerados variáveis humanas também não foram mencionadas aqui, mas você pode conferir a pesquisa completa aqui.

Se você se interessar em tentar otimizar seu site utilizando estes fatores de rankeamento, não deixe de comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *