Uma versão recente do Chromium, o navegador open source que serve como campo de testes para o Google Chrome, foi atualizada com uma nova funcionalidade: o Google Chrome Labs. Esta página está disponível, basta digitar about:labs na barra de endereços do navegador. Atualmente existem apenas dois “labs”(isto é, recursos experimentais) disponíveis para testes – uma opção para usar abas laterais para os usuários do Windows e uma opção de uma visão geral das abas expostas para usuários do Mac.

Então, como acessar essa nova seção do Labs, que ainda está indisponível para os usuários do navegador padrão Chrome?

Google Chrome Labs

Embora a Google tenha lançado recentemente (apenas para o Windows) a “Canary” build do navegador Chrome para os early adopters que querem testar os recursos mais recentes antes que eles sejam lançados oficialmente com builds mais estáveis, alguns recursos, como este, só estão disponíveis para aqueles que utilizam a última build do próprio navegador Chromium.

Ficamos sabendo destas últimas adições graças ao blog não-oficial dedicado à Google, o Google Operating System, um site conhecido por estar sempre atento sobre as últimas e maiores novidades da Google. Segundo o escritor Alex Chitu, o recurso Labs foi ativado em uma das mais recentes versões do Chromium.

A versão também inclui um espaço reservado para a Chrome Web Store, uma App Store baseada no navegador para aplicativos web que deve chegar ainda neste ano.

Alex também confirma algo que também estávamos percebendo: o Labs atualmente não roda na versão Chrome Developer nem na Canary build: você deve instalar manualmente a última build do Chromium.

Como Ativar o Google Chrome Labs

Então como você obtêm acesso ao Google Chrome Labs? Aqui estão os passos:

  1. Confira essa lista das últimas builds do Chromium.
  2. Clique na pasta do seu sistema operacional (Linux, Mac ou na pasta “XP” que suporta várias versões do Windows, incluindo o Windows 7).
  3. Vá até a parte inferior da página para localizar a pasta que contém a build mais recente.
  4. Parece que este recurso foi implementado na build # 57635, mas também deve estar disponível em versões posteriores, a menos que tenha sido retirado por algum motivo. Instalamos a build # 57672 tivemos acesso ao recurso.
  5. Instale a última build utilizando o instalador fornecido ou então os arquivos para os eu OS.
  6. Abra o Chromium e digite em sua barra de endereços: about:labs (sem espaços).
  7. Se você estiver no Windows, você verá uma opção para habilitar “Tabs on the Left” (Abas à esquerda). Os usuários do Mac verão o recurso “expose-for-tabs” (expor abas). Desculpe usuários Linux, ainda não há um Labs disponível para vocês. Mas é provável que esta seção cresça rapidamente.
  8. Para habilitar um recurso do Labs, basta clicar no hiperlink da opção “Enable”. Então clique em “Restart Now” para recarregar o navegador.

Nota: ambos os recursos podem ser ativados manualmente através de linhas de comando. Basta editar o atalho do Chromium com o -enable-vertical-tabs para o recurso das abas laterais no Windows e -enable-expose-for-tabs para o recurso de expor abar no Mac.

Usuários do Windows : além disso, para ativar esse recurso, você terá que clicar com o botão direito em uma aba e selecionar “use side tabs” no menu que aparecerá. Faça o mesmo para desligá-las.