Tutorial: Faça o Jailbreak do iOS 4.3.1 no seu iPhone

Anunciamos recentemente a atualização do iOS 4.3.1 para iPhone, iPod Touch e iPad e já saiu seu jailbreak (o mais rápido da história?). Porém, o jailbreak ainda está na versão semi-tethered. O que quer dizer que o usuário precisa conectar o dispositivo em seu computador cada vez que for reiniciá-lo. Nota: já temos o tutorial para o jailbreak “untethered” do iOS 4.3.1 aqui!

O suporte para iPhone 3GS e para o iPod Touch ainda está a caminho, mas você já pode fazer o jailbreak do iOS 4.3.1 no seu iPhone 4.

Mas lembre-se de que ainda não existe o desbloqueio da nova baseband do iOS 4.3.1. Se o seu iPhone depende de um desbloqueio de uma operadora não faça a atualização para o iOS 4.3.1. os usuários do iPad 2 com a versão iOS 4.3 devem ficar longe da atualização para o iOS 4.3.1, pelo menos por enquanto. Sua baseband não será atualizada durante o processo de restauração. Além disso, o Cydia está rodando perfeitamente no iOS 4.3.1 e o Hacktivation é suportado.

Aviso: Esse Jailbreak ainda está em estágio inicial, então alguns bugs podem ocorrer.

Vimos o tutorial em inglês do jailbreak no Readmond Pie e resolvemos ajudar vocês.

Antes de começar, você vai precisar das seguintes ferramentas:

  • PwnageTool 4.2
  • Firmware iOS 4.3.1
  • iTunes 10.2.1
  • Mac OS X
  • Pacote do PwnageTool  para o iOS 4.3.1
  • Universal Ramdisk Fixer
  • Utilitário tetheredboot

Modificando a PwnageTool

1º Passo: Faça o download do pacote PwnageTool (incluindo o Universal Ramdisk Fixer) para a sua versão do iOS. Extraia o arquivo compactado. Nele você encontrará um arquivo .bundle. Este tutorial corresponde ao bundle do iPhone 4 iPhone3,1_4.3.1_8G4.bundle. Mova este arquivo para o seu desktop.

2º Passo: Faça o download da PwnageTool 4.2 e a copie para o diretório /Applications. Clique com o botão direito e clique na opção “Show Package Contents.”

3º Passo: Vá até a pasta Contents/Resources/FirmwareBundles/ e cole o arquivo iPhone3,1_4.3.1_8G4.bundle.

Criando o Ramdisk Personalizado para o Firmware Personalizado iOS 4.3.1

4º Passo: Faça o download do Universal Ramdisk Fixer (parte do bundle PwnageTool) e instale-o. Isso é importante pois o Ramdisk na versão atual do PwnageTool não funciona. Esse Universal Ramdisk Fixer é basicamente o patch para corrigir a versão para o firmware 4.3.1.

Construindo o Firmware Personalizado do iOS 4.3.1

5º Passo: Faça o download do firmware iOS 4.3.1. Mova esse arquivo para seu desktop.

6º Passo: Execute o PwnageTool no “Expert mode” e selecione seu dispositivo:

7º Passo: Abra o firmware iOS 4.3.1 para o seu dispositivo, como demonstrado abaixo:

8º Passo: Agora selecione “Build” para começar a criar o seu arquivo do firmware personalizado iOS 4.3.1:

9º Passo: A PwnageTool agora vai criar o arquivo .ipsw personalizado para seu iPhone que “sofrerá” o jailbreak.

10º Passo: Agora siga os passos para entrar no modo DFU através da PwnageTool:

  • Segure os botões power e home por 10 segundos
  • Agora solte o botão Power, mas continue segurando o botão home por mais 10 segundos
  • Seu dispositivo agora deve estar no modo DFU

Restaure o Firmware Personalizado do iOS 4.3.1 Pelo iTunes

11º Passo: Execute o iTunes, clique no ícone do iOs do seu dispositivo na barra lateral do iTunes. Agora pressione e segure a tecla “Alt” da esquerda se você está no Mac, ou o “Shift” da esquerda se estiver no Windows, e então clique no botão “Restore” (não clique no “Update” ou “Check for Update”) no iTunes e então solte a tecla.

Isso vai fazer que o iTunes peça para localizar o arquivo do firmware personalizado 4.3.1. Selecione o arquivo .ipsw que você criou anteriormente e clique em “Open”.

12º Passo: Agora espere o iTunes trabalhar. Seja paciente e não faça nada errado, já que o processo terá algumas etapas automatizadas. Espere enquanto o iTunes instala o novo firmware 4.3.1 no seu dispositivo iOS. Neste momento o seu dispositivo exibirá uma barra indicando o progresso da instalação. Quando a instalação concluir, o seu dispositivo já vai estar com o jailbreak do iOS 4.3.1.

Iniciando no Modo Tethered

Já que ainda não temos o jailbreak untethered para o iOS 4.3.1, é preciso reiniciá-lo com o jailbreak tethered. Para fazer isso, vamos usar um utilitário chamado “tetheredboot.” Confira abaixo:

13º Passo: Faça o download do utilitário tetheredboot.zip para o Mac OS X e descompacte o arquivo .zip.

14º Passo: Vamos precisar de dois arquivos do próprio arquivo do firmware iOS 4.3.1: O kernelcache.release.n90 e o iBSS.n90ap.RELEASE.dfu. Para isso, você precisa fazer uma cópia do arquivo personalizado do iOS 4.3.1 que você criou anteriormente, mude a extensão do arquivo de .ipsw para .zip e então descompacte o arquivo .zip.

Depois, copie o arquivo kernelcache.release.n90, e então copie os arquivos iBSS.n90ap.RELEASE.dfu que podem ser encontrados no /Firmware/dfu/.

Mova todos esses arquivos juntamente com o utilitário tetheredboot para uma nova pasta chamada “tetheredboot” no desktop, como demonstrado abaixo.

15º Passo: Desligue o seu dispositivo e execute a janela de terminal no OS X e execute os seguintes comandos:

sudo –s

digite a sua senha de administrador, então:

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/tetheredboot

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/iBSS.n90ap.RELEASE.dfu

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/kernelcache.release.n90

Claro que você deverá substituir o “TaimurAsad” pelo nome real do diretório do seu computador.

Agora pressione enter.

Caso ocorra alguma falha com os comandos acima, tente ‘tetheredboot -i ibss -k kernel’ em vez do ‘tetheredboot ibss kernel’:

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/tetheredboot –i

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/iBSS.n90ap.RELEASE.dfu -k

/Users/TaimurAsad/Desktop/tetheredboot/kernelcache.release.n90

Dica: basta arrastar e soltar os arquivos na janela de terminal – o arquivo tetheredboot, o arquivo iBSS  e finalmente o arquivo kernelcache.release.

Em algum momento você verá algum código em execução na janela de terminal, ele vai pedir que você entre no modo DFU. Vamos relembrar os passos para entrar no modo DFU:

  • Segure os botões power e home por 10 segundos
  • Agora solte o botão Power, mas continue segurando o botão home por mais 10 segundos
  • Seu dispositivo agora deve estar no modo DFU

Agora espere o seu dispositivo iniciar, a janela de terminal vai exibir a mensagem “Exiting libpois0n.” Depois de alguns segundos o seu iPhone vai iniciar já com o jailbreak tethered.

0 responses to “Tutorial: Faça o Jailbreak do iOS 4.3.1 no seu iPhone

  1. Amigos sou usuario novo do Iphone 4 IOS 4.3 e gosto muito dos artigos aqui escritos, minha Baseband tbem é 04.10.01, mas antes de atualizar usava jailbreak paraa versão IOS 4.2.1 e funcionava perfeitamente. Tem como fazer um Donwgrade para a versão 4.2.1 ou espero sair um jailbreak untethered da nova versão? Outra questão, atualizo para 4.3.1 ou não? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *