Twitter Ameaça novo Ataque ao Ecossistema. Se Segura Twitpic!

O Twitter vai lançar em breve o seu próprio recurso de compartilhamento de fotos, de acordo com a Alexia Tsotsis do TechCrunch. O Twitter passou por tempos de instabilidade e chegou a perder as esperanças em alguns recursos de recuperação, mas esta mudança pendendo para a hospedagem e compartilhamento de fotos pode ser outra demonstração de confiança do Twitter na sua atual estabilidade.

Mas você vai confiar suas fotos ao Twitter? Você vai confiar no serviço que tem deixado tanta informação escapar com pouca repercussão, principalmente em relação aos seus arquivos que dificilmente permitem o acesso e a sua pesquisa superficial? Eu mesmo vou esperar para ver, mas imagino que muitos ficarão com um pé atrás. Vai ter coragem de migrar suas fotos do Flickr pro Twitter, ou vai mantê-las nos dois serviços? O Twitter mal sabe recomendar seguidores, será que saberá armazenar as fotos?

Muitos desenvolvedores esperavam esta decisão do Twitter há algum tempo, e parece fazer muito sentido para a empresa enriquecer o seu serviço ao construir internamente um recurso de armazenamento de fotos. O Twitter já avisou repetidamente para que os desenvolvedores não construíssem aplicativos que façam o mesmo que um cliente do Twitter faz, ou pode vir a fazer. Eles são uma empresa de mídia, os participantes do seu ecossistema agora são os fornecedores de análise com base na mídia (e não a própria mídia.)

O Facebook, por sua vez, tem uma ilustre história de sucesso com o compartilhamento e armazenamento de fotos. A rede social foi construída na base da confiança, segurança e privacidade, conquistou tanto a confiança do pessoal que chegou a mudar radicalmente suas configurações de privacidade e pouco interferiu na sua trajetória. Mas o Twitter é diferente. O microblogging é aberto, público, temporal, e com um péssimo armazenamento ( ou pelo menos tinha).

Esperamos que isso realmente seja parte do passado. A equipe do Twitter agora é muito maior e mais forte, e possui muito mais recursos. Um exemplo é que a empresa adicionou um recurso na semana passada que havia eliminado há dois anos, por causa do custo computacional.

O Twitter mais uma vez ameaça os serviços existentes no seu ecossistema, desta vez o Twitpic e o Yfrog. Depois de avisar os seus desenvolvedores e, logo depois, adquirir o TweetDeck, parece que, assim como a Google fez com o People Widget, o Twitter pretende preencher as lacunas que foram aproveitadas por serviços terceiros.

0 responses to “Twitter Ameaça novo Ataque ao Ecossistema. Se Segura Twitpic!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *