Twitter Continua Crescendo, Inclusive no Brasil

Embora o crescimento do Twitter tenha diminuído nos últimos meses, novos dados mostram que o popular serviço de microblogging tem encontrado uma grande quantidade de novos usuários fora do EUA. De acordo com novas informações da empresa de análise e monitoramento de mídias sociais Sysomos, o EUA agora corresponde a cerca de 50% de todos os usuários ativos do Twitter. Esta é uma queda significativa, já que em Junho de 2009 esse número era 62%. A proporção de usuários do Twitter no Brasil, Indonésia e Alemanha, no entanto, tem crescido significadamente nos últimos seis meses.

Brasil, Indonésia e Alemanha

O Brasil representa hoje 8,8% de todos os usuários do Twitter, quatro vezes mais do que os 2% contabilizados em Junho. Os usuários do Twitter da Indonésia agora são responsáveis por 2,5% de todos os usuários, muito maior que o tímido 0,5% que correspondia em Junho. A Alemanha também conta hoje com 2,5%, vindo dos 1,5% do meio do ano passado.

Os usuários do Brasil já representam a segunda população mais ativa do Twitter, seguido pelo Reino Unido (7,2%), Canadá (4,35%) e Alemanha (2,49%).

Curiosamente, o Reino Unido ainda está na frente do Brasil se tratando do número total de tweets contribuídos. O EUA lidera com 56,59% (tinha 50,9% em Junho), seguido pelo Reino Unido com seus 8,09%. A população brasileira contribuiu com 6,73% do número total de tweets.

Os usuários mais ativos do Twitter podem ser encontrados em Nova York, Londres e Los Angeles. A cidade natal do Twitter, São Francisco, é o lar do décimo grupo mais ativo de todos os usuários.

Esses números indicam claramente que o Twitter registrou um crescimento significativo fora do EUA nos últimos seis meses. Você pode encontrar o relatório completo da Sysomos aqui.

Ninguém Utiliza o Geotagging

A Sysomos chegou nesse resultado analisando o perfil de mais de 13 milhões usuários do Twitter que estavam ativos entre 16 de Outubro de 2009 e 16 de Dezembro do mesmo ano.

Perguntamos a Sysomos a porcentagem de tweets que estavam sendo marcados (tag) através da API de Geotagging do Twitter. Mesmo não esperando um número elevado de usuários que realmente o faziam, fomos surpreendidos por um número bastante baixo. A empresa Sysomos analisou 10 milhões de tweets de segunda e terça-feira desta semana. Apenas 0,23% deles tinham sido marcados usando a API de Geotagging.

Olhando por outro lado, não é tão surpreendente pequeno este número assim. Dado que a API está disponível tem poucos meses e que apenas um pequeno número de clientes do Twitter suporta esse serviço. Este pequeno número também indica que os usuários não estão clamando para marcar sua localização em seus tweets.

0 responses to “Twitter Continua Crescendo, Inclusive no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *