Twitter vai Começa a Vender Seguidores. Qual Será o seu Preço?

De acordo com o mais recente relatório de Peter Kafka no AllThingsD do Wall St. Journal, os anunciantes terão permissão para comprar um lugar nas listas de recomendação “who to follow” específicas para os usuários com interesses específicos no Twitter.

Peter relatou que o novo modelo de anúncios será apresentado hoje na conferência IAB em Nova York.

É contra os termos de serviço do Twitter a venda de seguidores por terceiros no popular serviço de mensagens, mas isso não é pelo fato do Twitter querer todas as receitas somente para ele. A maioria dos serviços de “compra de seguidores” é completamente sem critérios e dão um impacto negativo na experiência do usuário na rede. Esse novo recurso pode funcionar muito bem para todos os envolvidos, incluindo os usuários do Twitter. Mas as primeiras reações no Twitter não foram positivas.

Segundo Peter, assim como para os terceiros com o conhecimento do acordo que falamos separadamente, as recomendações só serão servidas quando relevantes para um usuário. Por exemplo, os usuários do Twitter que estão seguindo contas relacionadas a esporte estarão disponíveis para compra por marcas esportivas.

Ainda não está claro como será determinada a relevância. Peter disse que vai usar a mesmo algoritmo do “who to follow” que o Twitter utiliza hoje para suas recomendações. Mas como serão oferecidos os posicionamentos pelos anunciantes? Existe alguma análise de semântica de perfis dos usuários que irá facilitar os leilões de palavras-chave?

Como serão as opções para colocação? Seria ótimo se isto fosse uma opção de publicidade no Twitter com um preço de entrada menor. Alguns relatórios de ontem confirmaram que uma tendência patrocinada começaria por cerca de US$ 100.000. Será que essas recomendações poderiam atingir um grupo menor de pessoas por um preço menor? Se o preço fosse mais adequado, já imaginou uma livraria local tentando alcançar vários amantes de livros que poderiam segui-la?

Ficamos sabendo que os lugares na lista serão leiloados e que o preço por seguidor mudaria de acordo com o sucesso da campanha.

Este anúncio de algum produto seria muito interessante por uma série de razões:

  • Os anunciantes não estariam comprando um lugar para suas mensagens comerciais, mas uma oportunidade para os usuários optarem por assinar seu feed.
  • Os anúncios não seriam para mensagens únicas criativas, mas para uma stream de comunicação sindicada.
  • Os usuários poderiam cancelar a assinatura a qualquer momento, então um anunciante pode pagar por eyeballs – mas caso eles exagerarem na quantidade de conteúdo promocional de marketing, sem nenhum valor agregado, esses eyeballs podem fugir rapidamente.

A publicidade no Twitter tem sido aguardada por muitos há muito tempo, e agora que ela está aí – os produtos novos continuam a ser muito mais interessantes que as pessoas esperavam. Por exemplo, os trending topics patrocinados não são invasivos – eles são anúncios colocados no meio de uma stream aberta de opinião pública não-controlada.

Esta nova forma de publicidade provavelmente será também interativa.

Você pode pensar que isso é como a velha lista de usuários sugeridos, só que com a venda de colocação – mas as recomendações patrocinadas direcionadas, juntamente com as recomendações de algoritmo de cauda longa de usuários em geral, parecem ser uma ótima combinação. E você, o que acha deste novo tipo de publicidade?

0 responses to “Twitter vai Começa a Vender Seguidores. Qual Será o seu Preço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *