Uma API Aberta da MasterCard para Desenvolver Aplicativos? Não Tem Preço

Em uma Press Release recente, a MasterCard anunciou que os desenvolvedores terão acesso a uma API da gigante dos cartões de crédito ainda este ano. A empresa espera que, ao abrir sua tecnologia para desenvolvedores, aplicações novas e inovadoras de e-commerce sejam criadas para crescer a rede da empresa, e, conseqüentemente, ajudar a competir com seus concorrentes como Visa, e PayPal na web.

O chefe de inovação da MasterCard, Josh Peirez, diz que a empresa está “animada em ter experiências com a criatividade de desenvolvedores de softwares de todos os lugares do mundo para ajudar a criar a próxima geração de aplicativos de pagamentos inovadores.” Um portal recém lançado, o MasterCard Labs, dará aos desenvolvedores acesso a APIs, SDKs, guias e fóruns para a discussão e experimentação de tecnologias da empresa.

O anúncio surgiu numa altura em que o mercado de pagamentos móveis começou a esquentar com a concorrência entre as startups e as gigantes fornecedoras de cartões de crédito. A startup Square, localizada em San Francisco, agradou muitas pessoas com sua aplicação móvel e o acessório que permite que os cartões de crédito sejam lidos em vários dispositivos móveis; o serviço de pagamentos online PayPal recentemente juntou-se à Bump Technologies para fornecer um serviço de transações móveis.

A Visa também anunciou recentemente a sua própria incursão ao mercado de pagamentos móveis. No inicio deste mês a empresa iniciou uma parceria com a DeviceFidelity para lançar cases especiais para o iPhone que permitiriam que os usuários aproveitassem o método de pagamento sem fio da Visa, o Visa payWave, diretamente de seus telefones.

Mas os pagamentos móveis é apenas uma das plataformas em que a MasterCard espera que desenvolvedores irão inovar utilizando sua tecnologia. A empresa diz ter identificado 20 outras áreas em que suas APIs podem ser utilizadas, incluindo aplicativos de redes sociais, eWallets, e jogos online. Com a crescente popularidade de sites como o Blippy, onde os usuários podem compartilhar automaticamente suas compras com cartão de crédito com seus amigos, a MasterCard pode estar fornecendo uma valiosa API para os desenvolvedores em um momento oportuno para esses tipos de plataformas e serviços.

Muitos foram céticos sobre esses novos serviços devido aos aparentes riscos de segurança que causam desconfiança sobre os sistemas de pagamentos móveis, mas a MasterCard está tomando precauções para se certificar de que sua plataforma não tenha problemas. Segundo sua Release divulgada ontem, “todos os desenvolvedores serão aprovados e registrados pela MasterCard para garantir que os serviços de pagamento e seus dados continuarão a serem utilizados de forma adequada e produtiva.”

0 responses to “Uma API Aberta da MasterCard para Desenvolver Aplicativos? Não Tem Preço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *