Uma Onda de Aquisições. Quem o Facebook Deve Comprar Agora?

Não é nenhum segredo que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está interessado em escavar mais startups para agregar seus valores à sua rede social. Desde o criador do Firefox, Blake Ross (adquirido em 2007), até o criador do Gmail, Paul Buchheit (adquirido em 2009), o Facebook tem feito muitas aquisições de muito talento.

Não faz muito tempo, Zuckerberg entrou para o site de perguntas de respostas Quora de seu amigo Adam D’Angelo e o utilizou para perguntar: “Quais startups seriam boas aquisições para o Facebook?”

Outros usuários do site ofereceram sugestões e pessoas votaram nas empresas mencionadas. Quora é um novo e pequeno site cheio de estrelas do Vale do Silício – adivinhe qual empresa foi a mais votada para esta pergunta?

A vencedora? Apture.com, que fornece janelas pop-ups com conteúdo multimídia incorporado para jornais e blogs. O fundador Tristan Harris é um ex-engenheiro da Apple que construiu o primeiro servidor de anúncios para o Wikia, a arma para obter lucro do Wikipedia, antes de lançar o Apture 3 anos atrás.

Harris escreveu por email: “Nós somos grandes fãs do Facebook e estamos empolgados com o Quora (parabéns Adam and Charlie!), mas baseado nos emails que chegaram à minha caixa de entrada desde que este artigo foi publicado, eu gostaria de dizer que o Apture não está à venda. Pelo contrário, estamos contratando engenheiros para nos ajudar com o lançamento da próxima versão do Apture. Estamos lisonjeados pelo voto de confiança dos usuários do Quora.”

A próxima sugestão mais popular? O serviço social de localização Gowalla. Seu CEO, Josh Williams, construiu e vendeu a pequena empresa de serviços de faturas Blinksale.

Estas parecem ser boas sugestões. Lembre-se, isso não se trata de quais tecnologias devem ser integradas diretamente ao Facebook, FriendFeed se tornou mais do que um teste ocasional para os desenvolvedores do Facebook. Trata-se de descobrir uma talentosa e esforçada equipe de desenvolvedores.

Outras sugestões que surgiram incluem a nova rede social de localização Foursquare, criada por Dennis Crowley, co-fundador do Dodgeball, (é só uma questão de tempo até que o Facebook comece a fazer check-ins locais), também foi mencionado o serviço de perguntas e respostas Hunch, construído pela co-fundadora do Flickr, Caterina Fake e pelo engenheiro Chris Dixon.

Qual você acha que seria uma boa aquisição para o Facebook? Mark Zuckerberg quer saber.

0 responses to “Uma Onda de Aquisições. Quem o Facebook Deve Comprar Agora?

  1. Acredito que isso é apenas mais um passo rumo a uma consolidação em massa do mercado. Com IPOs escassos e o interesse dos VCs esfriando, trabalhar em uma empresa gigante volta a ser algo atrativo para pessoas de talento – pelo menos até que o mercado de investimento em startup aqueça novamente(*). Cada uma dessas empresas – Facebook, Google, Microsoft, etc. – tenta criar agora seu próprio “ecossistema”. E empresas de porte relativamente pequeno são excelentes alvos para aquisição.

    (*) Isso vale para os EUA, e se deve principalmente ao cenário de crise financeira. Aqui, ainda há muito espaço para startups!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *