Uma Semana no Startup Chile – JobConvo.com

Autor Convidado: Nos últimos 7 anos Karla Lopez trabalhou com desenvolvimento humano em grandes empresas brasileiras. Começou com eLearning, passou por desenvolvimento de talentos e gestão do conhecimento. Em 2010, foi trabalhar em uma startup focada em orientação profissional, aprendeu muito, e agora está começando um novo negócio: a JobConvo.com, que pretende tornar o processo de recrutamento nas empresas mais rápido e mais barato, com vídeo entrevistas online. Você pode conferir o primeiro post de Karla sobre o startup chile aqui.

Uma semana depois, acho que já consigo reunir as minhas primeiras impressões sobre Santiago e sobre o Startup Chile!

A cidade é muito bonita, o clima é frio mas dá para aguentar tranquilamente. Conseguir meu RUT (o RG deles) foi um pouco complicado, mas com a ajuda do pessoal do programa consegui reunir todos os papéis e cópias necessárias para fazer o pedido. Essa semana mesmo devo pegar meus documentos, cartão de banco e tudo o que preciso para viver e trabalhar legalmente aqui.

O espaço de co-working do Startup Chile fica bem no meio do centro da cidade, mas em agosto se muda para o bairro da Providência porque nós não cabemos mais por aqui. São mais de 150 pessoas. Consegui um apartamento bem próximo dos dois escritórios, para poder ir trabalhar a pé já que o metrô de Santiago é ótimo, mas totalmente entupido na hora do rush. Andar é a melhor solução, com certeza.

Providência é um bairro turístico, com bares e restaurantes, onde toda semana acontecem os Meetups do programa. Além do happy hour, os Meetups sempre tem o pitch de uma equipe que participa do programa ou uma apresentação de algum outro empreendedor que o pessoal do SUP acha que vale a pena ouvirmos. Semana passada fui ao meu primeiro, com o pitch dos portugueses do Schoooools.com. Esses eventos e as sessões de treinamento de pitch aqui tem a participação do empreendedor irlandês James Kennedy. Ele está organizando uma espécie de competição entre os participantes e os mais pontuados vão participar de uma edição do podcast This week in Startups que será realizada aqui em Santiago.

Também já consegui conversar um pouco com os participantes brasileiros:  Zuggi, CAPSDoc e Novelo. Vou contar mais sobre cada um deles, suas ideias e  projetos em breve.

Essa semana o Vivek Wadhwa comentou sobre o potencial do StartupChile no Twitter. Concordo com ele. Esse formigueiro de inovação realmente vai ter um impacto significativo na comunidade empreendedora aqui no Chile.

Se você também tem uma ideia e gostaria de transformá-la em realidade aqui em Santiago, as inscrições para o próximo ciclo do Startup Chile já estão abertas. Dá um pulo no site e, se tiver alguma dúvida, você pode falar comigo no @vivoandando.

0 responses to “Uma Semana no Startup Chile – JobConvo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *