Usuários do Yahoo! são Hackeados na China

A Associated Press relatou inicialmente que três  de seus jornalistas estrangeiros e um analista tiveram suas contas de email hackeadas recentemente. O New York Times informou posteriormente que outros também sofreram do ataque, “pelo menos uma dúzia de ativistas, acadêmicos e jornalistas que trabalhavam na China,” incluindo o autor Andrew Jacobs.

A Associated Press escreveu:

“Eles receberam mensagens dizendo: ‘Detectamos um problema em sua conta’ e foram instruídos a entrar em contato com o Yahoo, eles disseram na terça-feira. Os técnicos do Yahoo disseram a uma das quatro vítimas que sua conta havia sido invadida e restauraram seu acesso, mas não ficou claro se os outros casos estavam relacionados.”

O autor Jacobs disse que “hackers alteraram suas configurações de email para que todas as mensagens eletrônicas fossem enviadas secretamente para outro endereço de email.”

Entre os afetados estavam Clifford Coonan da revista Variety e Kathleen McLaughlin, uma freelancer.

A Agencia de notícias da França informou que o Yahoo! estava evitando mencionar diretamente os hacks, dizendo apenas que “condena todos os ataques cibernéticos, independente da origem ou destino.”

O Yahoo! foi duramente condenado por rapidamente entregar informações de usuário sobre o repórter Shi Tao para as forças de segurança chinesas em 2005. Suas ações resultaram em um longo tempo de prisão para Shi, por compartilhar a cobertura política da mídia chinesa com fontes estrangeiras. O falecido deputado do EUA Tom Lantos chamou o CEO Jerry Yang de “moral pigmy”, algo como pigmeu moral, pela sua conivência e posteriormente por suas desculpas esfarrapadas.

Recentemente foi reportado que o país pretende vetar o Google Apps e que a Google havia sido bloqueada.

A China tem o regime de censura mais sofisticado e difundido no mundo online que integra medidas de caráter social, estatutos penais e medidas eletrônicas. Além disso, alguns acreditam que o governo apóia, ou pelo menos incentiva os múltiplos ataques hacker às propriedades de empresas estrangeiras, como o que ocasionou no surpreendente anúncio da Google de sua intenção de deixar a China em Janeiro.

0 responses to “Usuários do Yahoo! são Hackeados na China

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *