Até o uTorrent Tem Uma App Store: Virou Bagunça?

O uTorrent, um dos mais populares programas clientes de BitTorrent disponíveis com mais de 50 milhões de usuários mensais, lançou uma nova versão de seu software (codinome: Griffin) que agora inclui extensões. Sim, agora temos apps na “plataforma”utorrent.

Apps para Torrents

A notícia do lançamento do Griffin, disponível aqui na seção Labs do site da empresa, veio por meio do Torrent Freak, onde há mais detalhes dos aplicativos disponíveis no lançamento. Um deles é um antivírus gratuito para verificar a segurança dos downloads, outro aplicativo monitora e controla downloads de torrents direto do navegador.

É bastante interessante, afinal um antivírus para torrents é muito útil, mas invés de torná-lo um recurso, a empresa escolheu fazer disso um aplicativo opcional.

Loja de Aplicativos Não-Convencional

O uTorrent não é o único programa não-convencional para obter a sua própria loja de aplicativos. Recentemente a rede social baseada na localização, o Foursquare, lançou a sua própria app store a Foursquare App Gallery. 10 ou mais aplicativos criados com a API do Foursquare são apresentados em categorias como mobile, websites, games e mais. A ideia do Foursquare, que muitas pessoas pensam nele como um aplicativo, ter sua própria “app store” parece um pouco estranha. Mas nesse caso, o Foursquare na verdade é um serviço sob o qual os aplicativos são construídos.

Outro aplicativo, o Layar Reality Browser, um aplicativo móvel de realidade aumentada para o Android e iPhone, também acaba de lançar sua própria app store, a loja de conteúdo do Layar, onde as empresas podem criar experiências da marca com a RA e vendê-las pelo Layar. É uma app store para um app!

App Stores que Substituem a Internet

O recentemente anunciado AppUp da Intel é uma loja de aplicativos desenvolvida especialmente para netbooks. Computadores que já possuem acesso a uma grande loja de aplicativos, conhecida como “Internet”.

O centro AppUp foi lançado em Janeiro no evento Consumers Electronics Show em Las Vegas, onde a empresa também anunciou várias parcerias, incluindo com a Acer. Que depois anunciou também sua loja de aplicativos Acer.

…e Ainda Mais

Outro interessante lançamento de loja de aplicativos é a nova App Gallery do Google Analytics, o serviço de monitoramento de visitantes de sites. Há mais de 30 aplicativos encontrados por lá, incluindo widgets, gadgets e outros aplicativos para coleta de dados, business intelligence, gestão de conteúdos, email marketing, relatórios, auditoria e mais.

Além disso, as operadoras móveis, que também estão reinserindo no mercado de lojas de aplicativos, o rentável serviço de US$ 7 bilhões até o final do ano, iniciado pela Apple alguns anos atrás.

A Verizon, por exemplo, lançou a “Vcast App Store,”onde consumidores podem comprar aplicativos mobile e pagar por eles em sua próxima conta de telefone.

Quando as Lojas de Aplicativos Ficaram Tão Populares?

Não nos levem a mal, nós gostamos de aplicativos tanto quanto vocês, mas será que o termo “app store” não está começando a ser usado excessivamente? Será o fato de todo mundo ter uma app store hoje em dia um reflexo do uso da tecnologia moderna? Será que a tecnologia foi “simplificada” para as massas em conceitos que todos possam entender? (Inclusive existe um aplicativo para isso!).

Em alguns casos, a conveniência de uma empresa ter uma loja de aplicativos oficial é uma coisa boa – como no caso do Google Analytics, onde você pode encontrar facilmente novas ferramentas para gerenciar seu site. No entanto, em outros casos, apontar os clientes para uma app store oficial pode ser uma limitação, como acontece com a Intel, onde o centro AppUp induz os proprietários de netbook a instalar aplicativos a partir de um portal único, em vez de utilizarem a Internet. O Foursquare também, só mostra uma pequena amostra de aplicativos – somente 10 dos 500 que estão por aí. (A empresa espera que os desenvolvedores apresentem seus aplicativos para serem incluídos no site).

Até mesmo a Apple impede as pessoas de encontrarem os melhores aplicativos para seus dispositivos, a empresa limita seus clientes aos aplicativos contidos na loja oficial iTunes App Store. Sendo que fora da loja é possível encontrar aplicativos que transformam seu iPhone em um hotspot Wi-Fi, aplicativos que permitem que você use mais periféricos com seu iPad e até aplicativos que permitem que você sincronize seu iPhone com seu computador via Wi-Fi.

Em outras palavras, as app stores podem limitar sua escolha. Você muitas vezes troca diversidade pelo acesso facilitado. E isso pode nem sempre ser o melhor caminho a se seguir.

0 responses to “Até o uTorrent Tem Uma App Store: Virou Bagunça?

  1. Como os usuários de Ruindows são atrasados, meo Deos.

    Procurem no google, vulgo pai dos burros, por client torrent com add ons.

    Bittorrent, Azureus, Bitcomet…ou seja, isso nunca foi novidade.

    então acho que esse “brog” está meio too late.

    hehehe

  2. Cara, acho que você não entendeu o que quisemos dizer. Ter extensão é completamente diferente de ter uma app store. O firefox tem extensões, e não um marketplace, assim como os demais softwares que você menciona. Talvez estejamos meio late, mas também pode ser que talvez você não tenha entendido o aspecto que quisemos discutir.
    abraço,

    PS: Bacana o seu site.

  3. Eu sei … só que eu pensei que nem tivessem pesquisado para falar isso.
    Digo porque vejo muita coisa sobre windows e que o povo não pesquisa antes de falar, enquanto eu que uso linux como muita gente, já vimos softwares bem mais avançados em todos os aspectos e que o pessoal de windows nem sabe que existe.
    Por exemplo o Qbittorrent, um cliente torrent feito em QT e que eu faço a tradução para português, tem muitas ferramentas legais desde busca por torrent interna até leitor RSS e que usuários windows não tem pois os caras nem pensam em desenvolvê-lo para uma plataforma tão pobre como o windows é … hehehe
    Agradeço o elogio pelo meu site e digo o mesmo desse aqui. bem bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *