VCs Investem na Indústria de Jogos Online?

A indústria dos jogos continua crescendo rapidamente tanto nos consoles quanto nos jogos em redes sociais. Os 12 milhões de assinantes do World of Warcraft da Blizzard, antes o gigante dos jogos, agora parece pouco comparado aos 80 milhões de jogadores do Farmville. A empresa que  desenvolveu o Farmville, a Zynga, foi avaliada recentemente em US$5 bilhões, uma valorização que parece um bom presságio para investidores e startups. Mas os jogos são um bom investimento? As startups de jogos atraem o investimento que elas precisam?

O consultor de mercado de jogos Nicholas Lovell recentemente escreveu um post no blog Gamasutra, explicando as “Quatro Razões Porque VCs Não Financiam Empresas de Jogos.” Seus argumentos são esses:

1. VCs não investem em projetos

Lovell afirma que desenvolvedores de jogos são bons em projetos de criação (e também no pitching), mas VCs não se importam com quem fará um bom projeto, em outras palavras, quem fará um bom jogo. “Investidores ligam para as empresas; os desenvolvedores mostram projetos a eles.”

2. Os investidores querem ver um negócio em andamento e não uma ideia

3. VCs querem empresas sustentáveis

Segundo Lovell, “Desenvolvedores de jogos tradicionais encontram dificuldades de achar investimento. Eles se parecem com empresas em um estágio tardio: eles podem ter centenas de funcionários, milhões em volume de negócio e experiência comprovada e ainda assim estarem a um passo da falência. Eles olham para as startups com uma perspectiva de risco, mas são como investimentos em fase final de uma perspectiva de recompensa.”

4. O passado da indústria de jogos não é animador

A história da indústria dos jogos está repleta de empresas falidas, e também por isso os VCs acham arriscado investir.

Indiscutivelmente, as opiniões dos investidores podem estar mudando, dado o crescimento rápido da popularidade dos jogos sociais. Enquanto os jogos tradicionais de consoles e MMORPGs requerem um investimento significativo e bastante tempo para o desenvolvimento antes do jogo ficar pronto, os jogos sociais são, sem dúvidas, muito mais “leves”. Com o crescimento de bens virtuais e da “moeda” virtual, até os jogos sociais “gratuitos” como o Farmville, podem se tornar muito populares e lucrativos.

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