Veja a Evolução da Busca da Google numa Linha do Tempo

A Google divulgou em seu blog um vídeo que conta a história da evolução da sua busca, onde a empresa destaca os momentos mais importantes desde o seu surgimento.

O vídeo apresenta depoimentos de pessoas que trabalharam, e continuam trabalhando, diretamente na busca da empresa como os engenheiros Ben Gomes e Amit Singhal, o diretor de gestão de produtos Jack Menzel e a simpática vice-presidente Marissa Mayer. Eles resumem rapidamente a história da busca na empresa, indo desde seu surgimento até os planos futuros.

Para entender a evolução da busca, a linha do tempo é dividida em três fatores:

  • Resultados Universais: além das próprias páginas, entrega resultados como vídeos, imagens e notícias, tudo em um único lugar. Torna a busca mais compreensível, permitindo que o usuário encontre vários tipos de resultados, inclusive de produtos.
  • Respostas Rápidas: a Google também foca na rapidez da entrega de resultados de tópicos como horário de voos, previsão meteorológica e outros.
  • O Futuro da Busca: a empresa se preocupa com a otimização das buscas, seja economizando segundos de cada query com o Google Instant, ou com o Voice Search na busca móvel. O foco é facilitar os processos e resultados. A empresa trabalha para otimizar as buscas de várias maneiras, podendo futuramente entregar resultados de buscas mais complexas.

Juntamente com o vídeo, a empresa divulgou uma linha do tempo que exibe a evolução da busca dividida entre as categorias seguintes:

Resultados Universais

  • Em 2001 foi lançado o Google Images.
  • Em 2002 foi lançado o Google News e o Google Products.
  • Em 2003 foi lançado o Google Books.
  • Em 2004 foi lançado o Google Local.
  • Em 2005 foi lançado o Google Video e o Google Blogs.
  • Em 2006 foi lançado o Google Patents.
  • Em 2008 foi lançado o Google Street View.
  • Em 2009 foi lançado o Google Realtime.

Respostas Rápidas

  • Em 2003 a Google implementou as Cotações da bolsa em sua busca rápida.
  • Em 2005 a Google implementou resultados meteorológicos e horário de vôos em sua busca rápida.
  • Em 2006 a Google implementou resultados de jogos de esportes em sua busca rápida.
  • Em 2006 a Google implementou horário de cinema em sua busca rápida.

Outros Marcos

  • Em 1997 o domínio Google.com é registrado.
  • Em 2000 o Google AdWords é lançado.
  • Em 2007 a empresa anuncia o Universal Search.
  • Em 2010 é anunciado o Google Instant.
  • Em 2011 é lançada a Busca por voz e por imagens.
Já sabemos da predominância da empresa na busca, e esta linha do tempo mostra que a Google dita o passo do mercado de busca com suas tendências. Mas recentemente os sites reportaram que a Microsoft voltou a demonstrar interesse na compra do Yahoo. Se isso realmente acontecer, a história da busca dos próximos 15 anos pode ser bastante diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *