Gestão de Ideias? Confira as Últimas Tendências

Um software de gestão de ideias busca dois importantes pontos para a tecnologia de colaboração corporativa: 1) inovação e 2) a quebra de silos. A gestão empresarial de ideias está por aí há vários anos mas, de acordo com Mark Turrell, co-fundador da empresa pioneira de gestão de ideias Imaginatik e atual CEO da Orcasci, houve uma “explosão de interesse” neste campo nos últimos 18 meses. Aqui estão algumas das tendências desta área que temos acompanhado.

Integração com SharePoint

As plataformas autônomas de gestão empresarial de ideias estão trabalhando cada vez mais com integrações com o Microsoft Sharepoint. A Imaginatik recentemente acrescentou uma integração com o SharePoint ao seu principal produto Idea Central. A Spigit e a Kindling, novos players com vários grandes clientes, anunciaram integração com o SharePoint nos últimos 12 meses. A Kindling foi ainda mais longe com uma integração com o Outlook. Já que o SharePoint é a plataforma de colaboração empresarial mais popular, faz sentido os fornecedores focarem nela.

Fornecedores Devem Aproveitar a Gestão de Ideias

Enquanto isso, outros fornecedores de colaboração empresarial estão introduzindo a gestão de ideias em seus produtos. A MangoSping tem uma solução de gestão de ideias e a Jive acrescentou um módulo de concepção de ideias (ideation module) para seus produtos em Março. A Newsgator está juntando as duas tendências com a adição do Ideas para seu Social Sites através de uma integração com SharePoint. Levar a concepção de ideias para ferramentas de colaboração existentes – sendo o SharePoint, a Jive ou algo completamente diferente – é uma estratégia lógica para as empresas que esperam incentivar não só a inovação, mas também a colaboração de ideias.

Ferramentas Voltadas para o Cliente estão Viradas ao Avesso

Muitas vezes os departamentos e gerentes de negócio pretendem reunir ideias da equipe, mas não querem lidar com soluções complexas ou até mesmo aguardar o departamento de TI comprar e implementar uma solução. Outras vezes, eles acham que os sistemas como o a Spigit são muito complexos. “A maioria dos funcionários não possuem três horas livres no dia para gastar nesses sistemas,” disse o CEO da UserVoice Richard White. A UserVoice começou como um aplicativo web voltado para os clientes, mas Richard diz que a empresa tem recebido cada vez mais pedidos de empresas que querem utilizar o serviço internamente. A Deloitte agora oferece o serviço Deloitte Innovation Academy que combina algumas das suas próprias ferramentas, o UserVoice, e educação para oferecer tudo em uma só solução inovadora para clientes corporativos. E não se surpreenda ao ver os clientes da Salesforce.com transformando a plataforma Salesforce.com Idea, utilizada por empresas como a Starbucks e a Dell para a solicitação de feedback dos consumidores, para ter mais ideias.

Você está Usando Algum Software de Gestão de Ideias?

Você utiliza algum software de gestão de ideias na sua empresa? Qual deles? Você tem tido sucesso com ele na promoção da inovação, ou tem sido uma distração desnecessária? Você se deparou com alguma tendência que não mencionamos?

0 responses to “Gestão de Ideias? Confira as Últimas Tendências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *