As Tendências para 2010-11, Veja o Último Relatório Hype Cycle da Gartner

A Gartner, principal empresa de pesquisa e análise do mercado de tecnologia da informação, lançou recentemente seu mais popular relatório anual, o  Hype Cycle. É interessante ver o que os especialistas pensam das várias tecnologias emergentes e de seus caminhos para a adoção mainstream. Neste relatório estão incluídas as tendências: tablets, microblogging, computação em nuvem, interfaces e muito mais. A Gartner acredita que as tecnologias emergentes alcançam o hype, quando todos estão com as expectativas infladas, enfrentam um vale de desilusão e, finalmente, são reconhecidas como produtivas e adotadas pelo mundo mainstream.

Empresas do mundo todo pagam US$ 2.000 para lerem estes relatórios anuais detalhados sobre a visibilidade de cada um desses mercados em particular. Então elas tomam decisões de compra e desenvolvimento com base naquilo que lêem. O que você acha das avaliações deste ano?

Vamos raciocinar um pouco:

  • A Realidade Aumentada ainda precisa de 5 a 10 anos, mas ainda terá mais hype antes da decepção? Já estamos decepcionados com ela, a menos que estejamos abordando uma definição mais ampla do termo. Tecnologia que aumenta nossa experiência da realidade?  Apenas ver as coisas através da câmera do meu telefone não é tão legal assim.
    Para uma ótima análise do campo pró Realidade Aumentada, confira o post do Chris Arkenberg sobre o Hype Cycle deste ano. Veja uma prévia:
    Embora esteja acontecendo um trabalho verdadeiramente valioso e interessante na área de  RA, entre os pesquisadores das universidades, fábricas européias, e os holandeses, o público só vê os truques e o hype. Assim como na realidade virtual (agora rebatizada como “mundos virtuais” como se eles estivessem envergonhados daqueles dias de glória da esperança e hype), a realidade aumentada não pode corresponder a todas as expectativas criadas para ela a tempo de satisfazer as necessidades imediatas de gratificação do mercado. Evangelistas, especialistas, profissionais de marketing e anunciantes alimentam o ciclo do hype enquanto os desenvolvedores e estrategistas continuam pé no chão tentando reforçar as fundações.
    Chris chama a atenção dos fornecedores de RA para construírem coisas úteis como uma camada de visualização para o Smarter Planet. Isso sim parece ser uma ótima ideia.
  • As Activity Streams precisam de 2 a 5 anos e estão no auge do hype por agora? A Gartner não explica o que é uma Activity Stream. Será que eles querem dizer um padrão técnico para os dados de atividade do usuário nas redes sociais? Eu suspeito que eles querem dizer algo como um News Feed, como no Facebook, Twitter, Flickr e quase todas as outras interfaces sociais. Creio que isso pode chegar a ser decepcionante se as pessoas se sentirem sobrecarregadas com informações, mas você não acha que esse modelo já não é popular (mainstream)? 600 milhões de pessoas usam o Facebook.

O que você achou do Hype Cycle deste ano? Você concorda ou discorda das nossas afirmações? O que você acha da perspectiva dos tomadores de decisões no mundo dos negócios que disseram que esses são os estágios dessas tecnologias emergentes?

A Gartner é a principal empresa de análise de tecnologia do mundo, mas ela também recebe algumas críticas. O analista Sage Circle acha que “a Gartner não leva a mídia social a sério.”

A gestão da Gartner demonstrou desdém às mídias sociais através de sua implantação simbólica da Gartner Blog Network e por não incentivar a participação de analistas. Embora a receita do primeiro trimestre da Gartner tenha sido grande, esse crescimento foi conseqüência de seus pontos fortes tradicionais de uma grande força de vendas e consciência dominante no mercado de TI. Mas a falta de presença na mídia social pode ser uma dívida significativa a médio-prazo, já que os concorrentes utilizam as mídias sociais para se alimentar da marca, das vendas e da retenção de clientes da Gartner.

Isso são apenas as implicações de marketing – é provável que um dano substancial ocorra na capacidade de pesquisa dos analistas que não participam de muitas discussões entre especialistas.

O que você achou das conclusões do quadro geral deste ano?

Apenas para referência, segue abaixo os dados do ano passado.

0 responses to “As Tendências para 2010-11, Veja o Último Relatório Hype Cycle da Gartner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *