Veja o Que Você Pode Construir com o Kinect: Estátuas, Simulações de Treinamento e Mais

O Microsoft Kinect teve aceitação rápida e ganhou atenção especial dos desenvolvedores que gostam de se aventurar construindo aplicativos e projetos para o dispositivo. Na semana passada a Microsoft anunciou um kit de desenvolvimento de software não comercial do Kinect para o Windows, já que o interesse é grande na utilização da tecnologia fora do Xbox. Mas uma comunidade open-source surgiu em Novembro para dar uma força para os projetos do Kinect que não são relacionados aos jogos. O OpenKinect está funcionando em “bibliotecas open-source gratuitas que permitem que o Kinect seja usado com o Windows, Linux e Mac.” Veja abaixo alguns dos projetos mais recentes desenvolvidos com o Kinect.

Em Novembro Os Drivers do Kinect Foram Hackeados: Começam os Primeiros Experimentos

O primeiro objetivo do Kinect era permitir que o jogador controlasse os jogos do Xbox em uma interface natural usando gestos e comandos de voz. No entanto, as especulações já começaram de que o Kinect poderia ser um componente chave de um futuro lançamento do sistema operacional Windows. Os gestos podem se tornar tão importante numa interface de usuário em computadores como o mouse é nos dias de hoje.

Os drivers do Kinect foram quase imediatamente hackeados e foram disponibilizados como um software open-source.

No final de Novembro, ensinamos como fazer o hack do Kinect e listamos alguns exemplos que já haviam sido criados. Veja um dos primeiros exemplos da criatividade do Kinect, demonstrando como imagens 3D podiam ser criadas com o Kinect:

Últimos Desenvolvimentos

Desde Novembro, a forte comunidade OpenKinect vem construindo mais exemplos do software que utiliza a tecnologia do Kinect. Aqui vão alguns dos principais:

Faça uma Estátua de Você Mesmo

Um projeto do blablabLAB permitiu a criação de pequenas estátuas das pessoas:

“O sistema convida cada uma das pessoas (atuando como uma estátua humana) para ser filmada em frente a três sensores do Kinect para realizarem um scan completo em 360 graus. Dados 3D em tempo real foram usados para duplicar a melhor imagem do convidado através da interface de controle hackeada, então o código foi aplicado para ligar os pontos dos dados em um modelo volumétrico 3D. Momentos depois, a impressora RapMan 3.1 3D ejetava uma pequena estatueta do convidado.”

Be Your Own Souvenir! from blablabLAB on Vimeo.

Interação Gestual para Simulações de Treinamento

Esse pessoal usou o Kinect para criar uma “interface que não depende das mãos” para uma simulação de treinamento.

Robô Pessoal com o Kinect

Este vídeo mostra um CareBot da GeckoSystems equipado com sensores do Microsoft Kinect que “navega por uma passagem estreita e cheia de obstáculos.”

‘Noise Ink’ do Festival Auckland Arts Festival

Vamos terminar esse post com uma exibição de arte pelo Kinect. Trent Brooks da agência de design &Some criou uma peça de projeção interativa para o Auckland Arts Festival da NZ Post no final de Março. O projeto, intitulado Noise Ink, funcionou em todas as noites do festival, desde o anoitecer até o amanhecer. Uma câmera do Kinect foi instalada em uma caixa de correio para detectar movimentos, que então “gerava respingos de tinta visuais em uma tela de projeção de 15 metros através do movimento corporal e da música.”

Esses projetos oferecem um gostinho das funcionalidades que podemos esperar de futuros sistemas que utilizarem uma interface de usuários através dos gestos, seja através do Kinect com a Microsoft ou outra tecnologia que ainda será desenvolvida. E você, encontrou algum outro hack legal do Kinect? Qual desses chamou mais a sua atenção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *