Venda do Buscapé: o Que Muda para as Startups Brasileiras?

buscape-logoNa semana passada, dia 29/09/2009, foi anunciada a venda de 91% do Buscapé para o grupo de mídia sul-africano Naspers por 342 milhões de dólares. Esse movimento, que pode ser considerado um marco na história da internet brasileira, trouxe grande entusiasmo para o setor. Existem duas razões principais para isso: a primeira é o envolvimento de capital estrangeiro investindo em uma empresa brasileira focada em Web e e-commerce, e a segunda porque o Buscapé foi uma startup criada em 1999 por empreendedores jovens, e que teve uma estratégia consistente de crescimento em seus 10 anos de mercado.

A venda do Buscapé abre portas para mostrar lá fora que o mercado brasileiro está se profissionalizando, e se mostrou capaz de gerar um hit. Isso desmistifica o empreendedorismo no Brasil, e revela que aqui também existe o conceito de “empreendedorismo serial”: o empreendedor não se prender apenas a um negócio,  mas ser capaz de gerar produtos inovadores, consolidando a venda desses produtos e se reinventando em novos projetos. A estratégia do Buscapé foi sua consolidação através de diversas aquisições, e o foco na preparação para abrir o capital.

Naspers e apostas no mercado

O grupo Naspers, que possui capital aberto na bolsa sul-africana, não é novo no Brasil. Com 54% de participação da Compera nTime, empresa do setor de telecomunicações e serviços de valor agregado, e 30% do Grupo Abril, tendo investido também na Webco (BlogBlogs, Brasigo), o Naspers afirma ter um bom entendimento do rápido crescimento mercado brasileiro de internet, segundo seu CEO, Hein Brand.

naspersA aquisição do Buscapé, permite a entrada do Naspers no setor de e-commerce, ainda promissor no Brasil e América Latina. Isso acontece  principalmente pelo fato de o Buscapé ter braços na Argentina, Chile, México, Colômbia e mais 28 países, e possuir uma plataforma diversificada no setor, com negócios de pagamentos, pesquisa de mercado e classificados online.

Buscapé e o e-commerce no Brasil

O Buscapé hoje é o principal mecanismo de pesquisa comparativa de preços da América Latina. A aquisição do Bondfaro e QueBarato agrega valor ao grupo, abrangendo toda a cadeia de valor do e-commerce com classificados online, além de um meio de pagamentos próprio, o Pagamento Digital. Tudo isso ajuda a justificar o alto valuation da empresa.

Enquanto o e-commerce hoje se concentra nas grandes Submarino e Americanas, ambas do grupo B2W e aproximadamente 60% do mercado brasileiro, o Naspers aposta na expansão desse setor, abrindo espaço para novos players à medida que o brasileiro dá maior credibilidade ao comérico eletrônico e a gestão de riscos e fraudes é consolidada no país. Romero Rodrigues, fundador e CEO do Buscapé, vê grande interação com a Allegro, investida do Naspers e líder de mercado na Europa Oriental, o que permite a integração com sua plataforma de e-commerce, leilões, comparativo de preços e classificados, além da plataforma de pagamentos, cujo mercado na América Latina ainda é retraído e prevê grande expansão.

As projeções de crescimento do e-commerce para 2010 são grandes, atingindo em 2009 a marca de R$ 10,5 bilhões no Brasil. O Buscapé é responsável por grande parte dessas transações, recebendo comissão em cada transação efetuada pela sua plataforma. Com o aumento do ticket – o valor médio das compras online – que segundo a Associação Comercial de São Paulo chega a R$ 323 e pode atingir R$ 346, o Buscapé se favorece de tais perspectivas, ainda mais  pelo aumento de mais 4 milhões de compradores online até o fim do ano.

A venda do Buscapé comprova o grau de investimento a que o Brasil foi elevado recentemente pela agência Moody’s e anteriormente pela Fitch e S&P. Isso pode ser extrapolado principalmente para o setor de tecnologia, o que garante um retorno mais rápido para investimentos: o custo de startup é muito baixo, há um grande potencial de crescimento do mercado e novos negócios surgem com a capacidade de internacionalização.

14 responses to “Venda do Buscapé: o Que Muda para as Startups Brasileiras?

  1. Esta grande “Saída” marca um ótimo momento para todos aqueles que pretendem entrar neste mercado. O Buscapé com certeza vai ser uma grande inspiração para esta nova geração de empreendedores da Web.

  2. Esta grande “Saída” marca um ótimo momento para todos aqueles que pretendem entrar neste mercado. O Buscapé com certeza vai ser uma grande inspiração para esta nova geração de empreendedores da Web.

  3. Existem empreendedores que entraram no mercado de VC a partir das saídas que conseguiram, como o ADMR Group (Takenet/Confrapar).

    Mas esse número é ainda muito pequeno, o que prejudica o mercado, já que a análise de ex-empreendedores (se é que podemos considerá-los assim) em investimentos desse tipo enriquece bastante, principalmente na análise de equipe e modelo de negócios.

  4. Existem empreendedores que entraram no mercado de VC a partir das saídas que conseguiram, como o ADMR Group (Takenet/Confrapar).

    Mas esse número é ainda muito pequeno, o que prejudica o mercado, já que a análise de ex-empreendedores (se é que podemos considerá-los assim) em investimentos desse tipo enriquece bastante, principalmente na análise de equipe e modelo de negócios.

  5. Só agora estou começando a absorver a ideia de uma empresa brasileira como o Buscapé valer tanto (e lucrar tanto).

    Fico feliz com esse marco para a internet brasileira. É só o começo.
    É hora de arregaçar as mangas e trabalhar.

  6. Só agora estou começando a absorver a ideia de uma empresa brasileira como o Buscapé valer tanto (e lucrar tanto).

    Fico feliz com esse marco para a internet brasileira. É só o começo.
    É hora de arregaçar as mangas e trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *