Venda do Mundi: Os Comparadores de Preços Estão na Moda
Pelo menos no mercado brasileiro. Foi anunciada ontem a venda do comparador de preços Mundi, que atua no segmento de tarifas de hotéis e passagens aéreas. A Globo Comunicação e Participações S.A., detentora do canal TV Globo, do portal Globo.com e da gravadora Som Livre, adquiriu o serviço por um valor mantido em sigilo, infelizmente.
A história do Mundi é recente: o site foi lançado há apenas um ano, mas tem por trás uma história de sucesso. Os sócios Guilherme Pacheco, José Guilherme Pierotti e Roberto Malta são fundadores do site Bondfaro. Para quem não lembra, o Bondfaro foi adquirido pelo Buscapé – outro serviço brasileiro de comparação de preços, recentemente incorporado ao grupo de mídia Naspers por 342 milhões de dólares.
A Globo resolveu se aventurar neste mercado, encarando grandes players do segmento de comparação de preços de passagens e hotéis como o Submarino Viagens e o Melhores Destinos, seguindo a mesma estratégia de seu concorrente, a Naspers. Com esse investimento, o objetivo é fazer com que a nova holding Mosaico Negócios de Internet S.A. crie novos negócios de internet, seja internamente ou através de novas aquisições, e possa assim se consolidar como mais um fundo de investimento por trás de uma grande marca.
O Mundi teve seu primeiro aporte de capital realizado pelos próprios fundadores, no valor de 3 milhões de reais. Isso permitiu que o site fosse ao ar já com parcerias consolidadas, que alimentam o site com mais de 130 mil hotéis pelo mundo, sendo 15 mil deles no Brasil. Parcerias fortes com empresas como Decolar, Booking.com, ClickHoteis e Hoteis.com tornam o Mundi um forte player do mercado de viagens.
O segredo do Mundi para atingir o patamar de 2 milhões de usuários únicos é o programa de afiliados do site. Recebendo 25 centavos por clique, os usuários sentem-se incentivados a divulgar o serviço em seus blogs e sites, seguindo o modelo clássico do Adsense de publicidade online. O serviço também possui widgets para Facebook e Orkut para aumentar sua penetração.
O mercado Brasileiro vem se mostrando cada vez mais aquecido para fusões e aquisições de empresas web. Qual seu palpite sobre a próxima grande venda ou fusão no nosso mercado?
o que deve ter atraído é mais do que o serviço de comparador, mas de agregador de fornecedores. no fundo, é um extensão do papel da própria mídia, de capturar clientes (construir marca, etc).
Não entendo essa de sigilo sobre o valor de compra… para a indústria essa falta de transparência é péssima.
Caso alguém saiba por favor vaze a informação anonimamente… 🙂
Fórum da Cultura Digital, 18 a 21 de novembro, na Cinemateca, em São Paulo. Venha participar de uma nova forma de se fazer política pública no país. Informações: http://culturadigital.br
Interessante… no mercado americano os “comparadores de viagens” possuem mais acessos/usuários. Por aqui não é (era) tão mainstream.
Acho muito interessante a movimentação. Existe muito espaço para (bons) serviços de busca vertical em outros setores (imóveis, locação de carros e até mesmo serviços tipo yelp…).
Solr ftw…
Na verdade os grandes grupos de mídia cada vez mais diversificam sua atuação. UOL com UOL Host e Pagseguro, Naspers com o Buscapé, e agora a Globo com o Mundi. Acho que eles estão começando a perceber que para continuar no mercado vão ter que se preocupar bastante com reposicionar o modelo de “Grupo de mídia”.
No reposicionamento, há tanto movimentos de expansão para áreas relacionadas à mídia/conteúdo (captura de clientes), quanto de novos negócios em outros segmentos (ex: Record comprando % no Banco Renner http://migre.me/be3Q).
Reflexo da pequena quantidade de cias aéreas que temos… então comparação de passagens não tem tanta vantagem. Por outro lado, há uma enorme quantidade de hotéis e serviços afins.
Gente, o importante é que o dinheiro está circulando. O Luiz Eugênio e vários outros VCs sempre confirmam os bilhões que estão disponíveis para investimentos hoje no Brasil. Eu quero mais é ler outras notícias dessas ainda neste ano.
Nós não testamos, mas bacana você deixar sua opinião aqui!obrigado!
Discordo do programa de afiliados. Testei no Goitacá conforme indicação da mundi e tem baixíssima taxa de conversão.
Nós não testamos, mas bacana você deixar sua opinião aqui!obrigado!
Discordo do programa de afiliados. Testei no Goitacá conforme indicação da mundi e tem baixíssima taxa de conversão.
Nós não testamos, mas bacana você deixar sua opinião aqui!obrigado!
Um comparador de preço novo que gostei de usar foi o http://www.decolar.com/ quando busquei passagens aereas promocionais.