Chrome Se Prepara Para Dar Adeus ao http://

A versão para desenvolvedores do navegador Chrome mudou. A partir de agora, na versão para desenvolvedores, o  tradicional “http://” da URL foi removido.

Thom Holwerda, da OSNews, teve uma ideia do porquê:

“Esta parte da URL tem pouco significado para a maioria das pessoas que utilizam um navegador, eles sabem que o famoso http:// está sempre presente e sabem como digitar, mas isso não indica nada para eles. A computação tem focado em abstrair a complexidade de um tempo para cá, então era apenas uma questão de tempo até que os navegadores começassem a remover esta parte da história da web.”

Porém há alguns problemas com esta mudança, ao menos do ponto de vista dos desenvolvedores.

  • A mudança em si não está clara. Quando os desenvolvedores começaram a perceber, eles interpretaram como um bug. Parece que a Google não avisou ou ao menos conversou com eles antes de implementar esta mudança.
  • Embora o http seja oculto, ele não foi removido. Então, a mudança é meramente visual, e não funcional.
  • Alguns desenvolvedores estão preocupados com o que vai acontecer quando forem trabalhar com protocolos https ou ftp.

Um moderador do fórum de códigos do Google Chrome disse, “nós incluímos o http:// ao copiar a url para o clipboard, então ainda aparecerá quando colado em outro lugar.”

A grande verdade é que a mudança tem um efeito meramente cosmético, e é muito positiva para os usuários leigos da web. Esperamos que as próximas gerações não venham sequer a conhecer o antigo “http://”.

0 responses to “Chrome Se Prepara Para Dar Adeus ao http://

  1. Então eu digo adeus ao Chrome. O pessoal do Chrome tá muito metido, além disso essa mudança já está causando problemas, de acordo com o que se encontra nas conversas dos desenvolvedores. Está ocorrendo conflitos em diversos casos.

    Um problema que ocorre muito é, ao copiar o endereço, perder-se o indicativo do protocolo e o Google parece não ter interesse em mudar isso. Com essa mudança o Chrome fica inviável para desenvolvimento.

  2. Então eu digo adeus ao Chrome. O pessoal do Chrome tá muito metido, além disso essa mudança já está causando problemas, de acordo com o que se encontra nas conversas dos desenvolvedores. Está ocorrendo conflitos em diversos casos.

    Um problema que ocorre muito é, ao copiar o endereço, perder-se o indicativo do protocolo e o Google parece não ter interesse em mudar isso. Com essa mudança o Chrome fica inviável para desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *