Você Anda com um Windows Phone 7 no Bolso? Sorria, Você Está Sendo Rastreado

Vimos recentemente que, se você anda com um smartphone no seu bolso, alguém sabe sua localização. Primeiro descobrimos que a Apple estava rastreando e armazenando dados de localização de seus dispositivos há mais de um ano. Em seguida, descobrimos que a Google também estava na brincadeira.

Mas agora parece que a Microsoft também tem armazenado dados dos dispositivos que rodam o Windows Phone 7.

Essas preocupações com o rastreamento dos dados de localização dos smartphones começaram na semana passada, quando os cientistas de dados Alasdair Allan e Pete Warden anunciaram que encontraram um arquivo nos dispositivos que rodavam a versão iOs 4.0 ou mais recente que aparentemente armazenava o histórico dos dados de localização desde o ano passado. Mas isso não é tudo, os dispositivos enviavam esses dados para a Apple duas vezes ao dia. Os pesquisadores e hackers rapidamente descobriram que a Google também rastreava a localização com seu sistema operacional Android. Mas o Android não armazenava os dados localmente, “apenas” enviava os dados mais recentes de localização para seus servidores.

Desta vez, Declan McCullagh da CNET relatou que o “Windows Phone 7, que tem suporte pelos fabricantes Dell, HTC, LG, Nokia, e Samsung, transmite para a Microsoft uma miniatura de ‘despejo de dados’(?) incluindo uma ID única do dispositivo, detalhes sobre as redes WiFi mais próximas, e a latitude e longitude exata do GPS do telefone.”

Segundo o artigo, o Windows Phone 7 envia pequenos pacotes de dados para o servidor, mas não armazena nada no dispositivo. Ao contrário dos outros, os dispositivos iOS armazenam os dados localmente (e sem criptografá-los, a não ser que você peça para o iTunes criptografar o seu backup), o que fez com que John Gruber da pronunciasse, especulando que isto seria um erro ou bug da Apple. Independente do que seja, é um problema MUITO sério, já que lida com a segurança.

Com o Android, o iOS e o Windows Phone 7 rastreando e armazenando os dados de localização, falta saber do Nokia Symbian e do RIM, que já foram questionados pelo The Guardian, mas ainda não responderam.

Mesmo assim, podemos afirmar que se você anda com um smartphone com um chip GPS no seu bolso, sorria, pois está sendo rastreado. E aí, vai desligar o GPS ou acha que compartilhar estes dados é algo inofensivo? Nós queremos saber!

 

0 responses to “Você Anda com um Windows Phone 7 no Bolso? Sorria, Você Está Sendo Rastreado

  1. Tenho um Windows Phone 7 que comprei nos EUA e trouxe para o Brasil, lá o GPS funcionava perfeitamente, aqui funciona, mas nem tão bem quanto.

    Sua vantagem é que caso vc perca seu aparelho, vc pode visualizar do seu computador a indicação exata onde ele está.

  2. Na real se você tem um celular isso já acontece, as operadoras já arquivam esse tipo de dados, ainda que não seja de maneira tão precisa, mas elas rastream as localizações e guardam esses dados.

    Isso provavelmente ainda se tornará algum processo da mesma forma que os webanalytics na Europa tempos atrás, mas ainda assim é desconhecido pela grande maioria.

  3. Pô! Vocês são bem tendenciosos ein.
    Toda essa discussão se iniciou quando descobriram que o iOS guardava as informações (reportada no artigo). Só o WP7 ganhou um artigo próprio.

    Nada contra nem a favor, de ambos, até por que uso Android (que também foi flagrado), mas está claro na própria notícia que o problema mais critico (armazenamento sem criptografia, ou seja, acessivel num eventual furto) encontra-se somente no iOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *