Você Sabe o que é Marketing de Afiliados?

Autor Convidado: Martin Balerio, 28 anos, trabalha com internet desde 2005, principalmente com marketing de afiliados e SEM.

Desde que comecei a trabalhar com marketing de afiliados online em tempo integral, no inicio de 2006, muitas pessoas não entendem o que faço. Tenho certeza que não sou o único em falar “faço site” ou “trabalho na internet” para não ter que ficar explicando por horas como é que funciona isso tudo… Mas das vezes que expliquei, a maioria das perguntas foram as mesmas.
Poderia escrever por horas e horas sobre o assunto, mas decidi listar somente minhas respostas para as perguntas mais básicas e, a partir de seus comentários, fazer uma continuação com mais respostas especificas.

O que é Marketing de Afiliados?

Basicamente, marketing de afiliados (affiliate marketing em inglês) é a promoção de produtos ou serviços de terceiros em troca de comissões.

Para poder entender melhor o marketing de afiliados, imagine três pessoas; a primeira é o vendedor, a segunda é o comprador e a terceira é o afiliado. O afiliado “recomenda” o produto do vendedor ao comprador, o comprador compra o produto e o vendedor paga ao afiliado uma comissão.

Como Funcionam os Programas de Afiliados?

Num programa de afiliados, cada afiliado tem seu link personalizado para o site do vendedor, desta forma, ao gerar uma venda, o vendedor reconhece de onde veio o comprador e gera a comissão que é automaticamente creditada ao afiliado. Todo mês, se o afiliado gerar o valor mínimo de comissões para ser pago, o vendedor realiza o pagamento na conta do afiliado.

Quanto se ganha com programas de afiliados?

O valor depende de cada vendedor e seu produto ou serviço. Quando a venda é de um produto físico, a prática mais usada é pagar ao afiliado uma porcentagem do valor do produto, quanto mais caro o produto, maior será sua comissão. Já para serviços, usa-se mais um valor fixo pré-determinado, quanto mais clientes o afiliado enviar, maiores serão seus ganhos.

Qual é a diferença entre AdSense e um programa de afiliados?

A diferença é que AdSense paga por clique (PPC – Pay Per Click ou custo por clique), independente do que aconteça no site do vendedor. Por outro lado, como expliquei no começo, o programa de afiliados não paga quando o visitante clica e sim quando realiza uma ação. É por isso que os programas de afiliados chamam-se de CPA – Cost Per Action – ou custo por ação em português.

Há, e sempre haverá, discrepâncias sobre qual é melhor, em minha opinião, eles são diferentes e você sempre deve testar para ver qual dá mais resultado no nicho de seu blog.
Há nichos nos quais os visitantes nem enxergam os anúncios, este fenômeno chamado de “ad blindness” é muito comum em pessoas mais familiarizadas com a internet e é aqui que os programas de afiliados se destacam já que podem ser implementados em links contextuais.

Como é o melhor jeito de implementar um programa de afiliados em meu blog?

Em links contextuais, quando você faz uma resenha ou fala sobre um produto e na hora de linkar usa seu link de afiliado. Muitas pessoas não gostam e outras até criticam esta prática, mas se você for transparente com seu leitor, ele entenderá que, ao comprar o produto através desse link, não pagará mais por isso e estará incentivando você a continuar seu ótimo trabalho. Mas cuidado, como diria Ben Parker “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, esta prática pode ser abusada e a pior das conseqüências é que você perca a credibilidade do seu leitor, assim que tome muito cuidado na hora de recomendar um produto ou serviço antes de testá-lo.

Claro que se quiser, também pode utilizar banners de programas de afiliados em seu blog, a taxa de conversão será menor que nos links contextuais, mas também funcionará.

O que procurar em um programa de afiliados para saber se é bom?

O primeiro que você tem que ver é quanto paga, por melhor que seja a loja online, se a comissão for ridiculamente baixa, nem vale a pena, afinal você quer ganhar dinheiro, não é?

Tendo certeza que as comissões são aceitáveis, eu, particularmente, gosto de testar o produto ou serviço e sentir a experiência do cliente, ver como funciona o atendimento, se os prazos para entrega são cumpridos, etc. Lembre-se, você estará recomendando esta loja aos seus visitantes, o mais precioso que seu blog tem, então se a loja vacilar com eles, quem perde a credibilidade é você.

Depois de ver a questão das comissões e ter testado a loja, o mais importante é ver qual é o tempo de vida dos cookies, quanto maior melhor, pois muitas pessoas não compram imediatamente depois de clicar seus links de afiliado e se os cookies perderem a validade, você fica sem comissão.

Quais são os programas de afiliados mais conhecidos no Brasil?

Antes de listar os programas de afiliados nacionais, gostaria de deixar claro que não me considero com a experiência suficiente para criticá-los ou elogiá-los, 95% do meu trabalho é com programas de afiliados em inglês, assim que a lista é neutra e sem opinião. Mas se você tiver uma opinião formada sobre eles, fique a vontade para compartilhá-la nos comentários.

Submarino – paga uma porcentagem por venda, mas se seu publico for realmente direcionado, os links contextuais podem render muito bem.

Mercado Livre – paga por cadastro ativo (valor fixo), comissões por venda (porcentagem) e comissões por anúncios (porcentagem). O programa tem uma estrutura de níveis, quanto mais pessoas se cadastrarem ou quanto mais receita você gerar para o site, maior é sua comissão.

Afilio – a Afilio é, na realidade, uma rede que gerencia vários programas de afiliados e cada programa tem seus próprios termos, alguns pagam por cadastro (valor fixo), outros por venda (porcentagem) e outros pagam uma combinação de cadastro + venda (um fixo baixo pelo cadastro e uma porcentagem da venda). Alguns dos programas são: FNAC, Dada e BrandsClub.

Zura – o programa de afiliados da Zura paga até 30% da receita gerada pro cliques no site do afiliado.

Lomadee – assim como a Afilio, a Lomadee é uma rede de afiliados que gerencia vários programas e, também, cada um tem seus próprios termos. Alguns dos programas são: Dell, Saraiva e BuscaPé.

Qual é a diferença dos programas nacionais com os internacionais?

Essa pergunta é a que mais gosto, há TANTAS diferenças que muitas vezes nem sei por onde começar. Acho que a mais marcante é o relacionamento do administrador do programa com os afiliados, muitos programas têm gerentes de afiliados que ficam a disposição do afiliado via IM ou celular para tirar qualquer duvida ou ajudar na escolha da campanha. Como que lá fora os afiliados são mais respeitados, porque as empresas percebem o beneficio de tê-los, aqui (de novo pelo pouco que conheço) parece que as empresas ainda não enxergam esse beneficio e estão nem aí para os afiliados. Outra grande diferença é a quantidade de programas que existem e esta concorrência faz com que os afiliados ganhem melhores comissões. Por exemplo, você está recomendando um produto de uma loja e tem outra que paga uma comissão maior, você tem a opção de chegar para seu gerente de afiliados e conversar, se ele não conseguir uma comissão melhor, você simplesmente começa a recomendar o mesmo produto, mas através de outra loja.

Agora é com você, use e abuse dos comentários para fazer perguntas, criticar ou elogiar programas, acrescentar o que faltou no artigo ou compartilhar suas experiências como afiliado.

0 responses to “Você Sabe o que é Marketing de Afiliados?

  1. Ótimo artigo. Ele me mostrou uma disparidade. Por que o marketing de afiliados é tão bem aceito pelo público e blogueiros e o marketing de relacionamento (marketing multiível, marketing de rede) sofre tanto preconceito? Se formos analisar conceitualmente, essas duas coisas são essencialmente a mesma coisa, só que atuam em diferentes lugares (um na internet e outro através de contato direto com pessoas).

  2. Oi Rafael, obrigado pelo comentário!
    Acredito que a diferença é que para começar a trabalhar com marketing de afiliados não há necessidade de investir, ao contrario do MLM (também muito presente na internet) que para participar do programa você deve comprar um “kit” ou qualquer coisa do tipo, sendo esse o verdadeiro negocio e não a venda de produtos/serviços para o consumidor final. Mas posso estar enganado =)
    Abraços

  3. Hey Martin, você disse que 95% de seus programas são em inglês, ou seja, presumo que trabalhas com empresas sediadas em países de lingua inglesa. Como funcionam os pagamentos? Deves ter um site/blog em inglês, qual é? Sempre que navego pela web em inglês percebo o quanto é fácil,organizada e intensa esta atividade por lá, enquanto aqui…Existem tantos produtos nacionais que poderia recomendar como afiliado, mas empresas nem sabem o que é isso, não há como trackear as recommend/vendas, é um atraso…Há editoras que te vendem os livros com descontos(margens) de até 50%!! mas pagam a um afiliado que faz resenhas,artigos, linkagens e recomendações, meros 3 a 5 %!…Então como funciona para ser afiliado lá (USA, Europa, Australia etc) e receber aqui? Valeu, obrigado!

  4. Oi Roberto, obrigado pelo comentário!
    Vamos por partes.

    – Sim, Trabalho com empresas sediadas em países de língua inglesa, a maioria nos EUA.
    – Os pagamentos, na maioria das vezes são via transferência bancaria.
    – Sim tenho, não divulgo blogs/sites nem sendo torturado pelo Sayid, desculpa. 😉

    – Acho que vai na visão do dono do blog, se seu blog está vendendo bem certo tipo de produtos/serviços, mas a comissão é baixa, é sua obrigação maximizar os lucros. Seja negociando uma porcentagem melhor com os vendedores (ou mudando de vendedor) ou revendendo os produtos num e-commerce próprio… A implementação de um programa de afiliados não é difícil, a ideia bem vendida não tem como ser recusada por um vendedor inteligente.

    – Hoje em dia, é muito fácil abrir uma empresa/conta bancaria/whatever em outro país, com um cartão de debito e gerenciamento da conta online não interessa onde você esteja fisicamente.

    Espero ter respondido as dúvidas.
    Abraços!

  5. Olá, muito boa tarde, Martin.

    Estamos terminando um portal relacionado com turismo e eventos nas cidades do brasil, (só nao digo o nome publicamente, porque estamos terminando-o, para nao gerar expecttivas e comentarios antes da hora).

    Tive a ideia de utilizar o serviço de afiliados no site, para pessoas que indicarem anunciantes, porque o portal terá muitos anuncios e banner´s. Gostaria de saber se podemos utilizar este texto, com a devida referencia ou link, porque o julgamos apropriado, se bem que , pelo espaço, um pouco superficial, para ilustrar esta iniciativa.

    Como se sabe, na Internet existem inumeras oportunidades de ganhar dinheiro. O portal terá uma comissão direta de 20 % sobre a venda que for efetivada pelo “afiliado”, em dinheiro, desde que no formulario de venda constar o codigo “escrito” pelo comprador.
    É uma boa tática? Agradecemos.

  6. Olá, muito boa tarde, Martin.

    Estamos terminando um portal relacionado com turismo e eventos nas cidades do brasil, (só nao digo o nome publicamente, porque estamos terminando-o, para nao gerar expecttivas e comentarios antes da hora).

    Tive a ideia de utilizar o serviço de afiliados no site, para pessoas que indicarem anunciantes, porque o portal terá muitos anuncios e banner´s. Gostaria de saber se podemos utilizar este texto, com a devida referencia ou link, porque o julgamos apropriado, se bem que , pelo espaço, um pouco superficial, para ilustrar esta iniciativa.

    Como se sabe, na Internet existem inumeras oportunidades de ganhar dinheiro. O portal terá uma comissão direta de 20 % sobre a venda que for efetivada pelo “afiliado”, em dinheiro, desde que no formulario de venda constar o codigo “escrito” pelo comprador.
    É uma boa tática? Agradecemos.

  7. OLA, PARABENS PELO SEU ARTIGO ACHEI SIMPLES E DE FÁCIL ENTENDIMENTO ESTOU COM VONTADE DE ENTRAR COMO AFILIADO COM UM SITE ESTOU ESTUDANDO COMO FAZE-LO,E ASSIM QUE MONTAR VOU BUSCAR UM VENDEDOR.ESTOU PENSANDO EM COMEÇAR COM A UOL,SÓ GOSTARIA DE SABER SE COM O MESMO SITE POSSO ME AFILIAR A OUTRAS VENDAS OU SERVIÇOS? E SE TIVER SUGESTÕES FIQUE A VONTADE .OBRIGADA!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *