Você Sabe Quais Operadoras e Fabricantes Atrasaram nas Atualizações do Android?

O blogueiro JR Raphael detalhou alguns dados que revelam quais fabricantes e operadoras atrasam o fornecimento de atualizações do Android. Ao analisar os telefones Android lançados em 2009 e em 2010 nas quatro maiores operadoras do EUA (AT&T, Sprint, T-Mobile e a Verizon), JR foi capaz de identificar quais os fabricantes e operadoras forneceram as atualizações pontualmente e quais estão atrasadas.

Os resultados servem como um anúncio de serviço público para os consumidores em potencial do Android, ou pelo menos deveria. Mas será que essa notícia vai realmente afetar as decisões de compra do público para as futuras compras do Android? O que você acha?

Fabricantes

  • Segundo a pesquisa do JR, a HTC foi a melhor operadora, com 50% dos seus telefones Android atualizados para o Froyo (versão Android 2.2) em 2010. Seu tempo médio de atualização também é bom: 56 dias.
  • A Motorola ficou em segundo lugar com 15,4% de seus telefones atualizados para o Froyo até o fim de 2010. Embora esse número seja muito inferior ao da HTC, é importante lembrar que a Motorola teve quatro lançamentos de telefones em Novembro de 2010, disse JR. Apesar disso, o tempo médio de atualização da Motorola é o melhor: 54,5 dias.
  • A Samsung foi mais devagar. Ela atualizou apenas 1 de seus 9 celulares Android, alcançando 11,1%. E demorou 159 dias para atualizar este único dispositivo.
  • A Dell e a LG também não foram muito bem – nenhuma delas atualizou um dispositivo sequer, mas ambas disseram que pelo menos um celular terá uma atualização em breve (O Streak da Dell ainda neste mês, o Ally da LG será em Fevereiro).
  • A Sony foi a pior delas. Ela não se contentou em não atualizar nenhum dispositivo como também confirmou que o Xperia X10 nunca será atualizado.

Operadoras

  • A Verizon tem sido a melhor operadora até então, com suas atualizações em dia. Um terço de seus celulares que suportam a atualização receberam o Froyo em até seis meses após o lançamento. O tempo médio de atualização é de 58 dias.
  • A Sprint ficou em segundo, mas bem próxima da Verizon: 28,6% de seus telefones foram atualizados, mas seu tempo médio é de 100 dias. A operadora teve esta média devido ao atraso do Froyo para o modelo Samsung Intercept, disse JR.
  • A T-Mobile ficou em terceiro com 12,5% dos dispositivos atualizados e com um tempo médio de atualização de 112 dias. A AT&T foi a última, sem atualizações.

Mas Será Que os Consumidores Comuns se Importam com Atualizações?

Embora os detalhes sobre as atualizações tenham um forte impacto nas decisões de compra (de próximo Android) dos leitores de blogs e aficionados em tecnologia, nos resta saber se um consumidor “comum” se importa com isso, ou até se ele tem conhecimento do que se trata. Afinal, se é um smartphone, ele possui um navegador, um GPS e executa aplicativos, o que mais é preciso saber?

Você acha que os consumidores se preocupam em ter a última atualização do Android? Ou será que os fabricantes e as operadoras ficam impunes ao retardar o processo de atualização justamente pelo fato da maioria dos usuários “mainstreams” nem sabe sobre o que reclamar? Não deixe de responder a nossa enquete.

[polldaddy poll=”4404749″]

8 responses to “Você Sabe Quais Operadoras e Fabricantes Atrasaram nas Atualizações do Android?

  1. Sinceramente, esse é um ponto bastante complicado do Android. O sistema evoluiu e está chegando na maturidade muito rapidamente, porém quase ninguém vai se beneficiar disso se não comprar um celular novo após 3, 4 meses. O pior é comprar um Galaxy S sem o Froyo e pagar MUITO por isso. É isso que eles chamam de liberdade?

  2. Eu estava até animado que a Samsung tinha prometido atualizar boa parte da sua linha de celulares, inclusive o modelo que comprei, mas sinceramente depois de alguns meses estou menos esperançoso.

    Acho que a única forma oficial de ter um celular rodando a última versão do Android é comprar o último modelo quando este é lançado. Uma pena que neste quesito o Android esteja tão distante do iOS

  3. Muito boa a matéria. Tenho um Motorola Droid. Para o mercado interno, a Motorola ainda está em fase de testes no Froyo para o Milestone 853. Enquanto isso estou usando a versão bem produzida do ShadowMod BR. Com a matéria pude ver que meu próximo aparelho será algum da HTC. Às vezes um custo mais elevado, porém, garantia de rapidez nas atualizações. Eu quero novidade… quero consumir a novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *