VoltDB Lança Sistema Aberto de Gerenciamento de Banco de Dados da "Próxima Geração"

O VoltDB, um banco de dados open-source da “próxima geração”, chegou a fase beta recentemente. A empresa, sob a liderança do co-fundador do Postgres, afirma que seu produto é extremamente escalável e 45 vezes mais rápido do que os produtos de banco de dados relacionais tradicionais. O VoltDB está a procura de empresas como prestadoras de serviços de software –como-serviço, operadoras financeiras, empresas online ou qualquer empresa que necessita de “sistemas de transações rápidas de grande volume”. O VoltDB é um dos projetos que tentam reinventar a base de dados.

Depois de mais de 30 anos de dominação, o tradicional modelo de banco de dados relacional está sendo desafiado por várias empresas. Charles Babcock escreveu para o Information Week comparando o VoltDB com o Cassandra, com o CouchDB e o MongoDB, três projetos de banco de dados não-relacionais o famoso NoSql. Charles observa que ao contrário desses projetos, que não são projetados como sistemas transacionais, o VoltDB “sempre responderá a mesma coisa para uma consulta,” e preserva a capacidade dos desenvolvedores de utilizar o SQL.

Outras características do VoltDB:

  • Os dados são armazenados na memória (e não no disco) para o melhor desempenho, o que elimina o gerenciamento de buffer.
  • O VoltDB distribui os dados – e um motor SQL para processá-los – para cada núcleo da CPU no cluster do servidor.
  • Cada partição single-threaded opera de forma autônoma, eliminando a necessidade de bloqueio e trava.
  • Os dados são replicados automaticamente para a alta-disponibilidade do intra-cluster, o que elimina o logging.
  • Basta adicionar servidores adicionais ao cluster para aumentar o desempenho do VoltDB.

Outros projetos de banco de dados que armazenam os dados na memória quando usam o Memcached são o Times Ten da Oracle e o MySQL.

A startup recém-fundada FluidDB da FluidInfo também está experimentando novas abordagens para o banco de dados.

No ano passado o RWW perguntou se o banco de dados relacional estava condenado devido aos problemas de escalabilidade. O VoltDB pode salvar o paradigma do banco de dados relacional ao resolver o problema de escalabilidade e implementar novas funcionalidades inovadoras, mantendo as vantagens do modelo tradicional. O banco de dados não-relacional provavelmente continuará a desempenhar seu papel nas corporações, mas o Baco de dados relacional ainda continua na ativa e pelo visto ainda vai se manter por muito tempo…

0 responses to “VoltDB Lança Sistema Aberto de Gerenciamento de Banco de Dados da "Próxima Geração"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *