Wikipedia Prepara Novo Design e Facilita a Edição de Artigos

A Wikipedia, a enciclopédia de colaboração online que ocupa o 6º lugar dentre os sites mais populares do mundo no Alexa, está prestes a ser completamente reformulada. De acordo com um post da equipe Wikipedia Foundation User Experience sobre o redesign da Wikipedia, as mudanças visam a melhorar a navegação pelo site, facilitar a pesquisa, e, mais importante, facilitar as edições.

Quando mais Fácil, Melhor

O próximo design, de codinome “Vector”, tem sido testado nos últimos seis meses por um grupo de 500.000 pessoas. Além do design também houve mudanças para simplificar a navegação, a caixa de pesquisa mudou de lugar, reduziram a “desordem” e até mesmo a logo sofreu mudanças. Além disso, todos os usuários que usam o serviço em inglês serão capazes de criar PDFs e livros impressos dos artigos do site, um serviço que era disponível apenas para usuários registrados.

No entanto, a mudança mais interessante é como a Wikipedia está tornando a página de funções de edição mais simplificada. Teremos uma nova barra de ferramentas que facilitará para os editores quando forem inserir links e tabelas, e um cheatsheet será incluído para ajudar os usuários a acessar as funções mais utilizadas.

Essas alterações na edição não irão parar por aí, segundo Naoko Komura no blog da Wikipedia. Ainda neste ano, o site terá ainda mais alterações no processo de edição. Que serão as seguintes:

  • Redução da quantidade dos códigos wiki que os usuários visualizam no sistema de edição e facilitar a edição das tabelas e caixas de informação.
  • Limpeza geral da página de edição para o uso de uma linguagem mais compreensível.

A Wikipedia Precisa de mais Editores

A questão agora é saber se estas mudanças irão incentivar mais pessoas a editarem a enciclopédia online pois, por incrível que pareça, são poucos os usuários que o fazem.

A Wikipedia é muitas vezes mencionada como um grande exemplo de que há grande poder na “sabedoria das multidões”, ou seja, um grupo diverso de indivíduos pode ser mais preciso até que especialistas. No entanto, o pequeno segredo da edição das multidões da enciclopédia online é que, mesmo que todos possam editá-la, poucos o fazem. De fato, apenas 1% dos usuários da Wikipedia é responsável por metade das edições do site. O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, ainda disse que o site é realmente escrito por uma comunidade, “um grupo dedicado de algumas centenas de usuários.”

Com essas informações, não é nenhuma surpresa que a Wikipedia pretende fazer algumas mudanças. Relatórios recentes apontam uma queda no crescimento, uma tendência que pode ser em partes por culpa do processo complexo de edição, segundo alguns especialistas.

O Dr. Ed H Chi, um cientista do Palo Alto Research Center localizado na Califórnia, disse ao blog inglês Telegraph que o site se tornou um lugar “mais exclusivo”, onde apenas alguns dos editores mais experientes são os responsáveis pela edição e manutenção do site.

Em outras palavras, a Wikipedia se tornou um site que não representa mais a “sabedoria das multidões”, mas sim a “sabedoria de um grupo de elite”. Talvez isso tenha  causado a queda do crescimento. Ao longo dos últimos anos, o número de novos artigos por dia caiu de 2.200 em julho de 2007 para 1300 hoje em dia.

Muito Tarde ou Ainda em Tempo?

Ao simplificar o processo de edição, a Wikipedia pode reverter esta queda, pelo menos é o que eles esperam. De acordo com o Q&A (Perguntas e Respostas) sobre as mudanças, a empresa está ciente dessas questões:

Quando as pessoas com conhecimento não participam da edição da Wikipedia por acharem a edição muito confusa ou difícil, isso se torna um problema sério que compromete a qualidade em potencial, amplitude e embasamento do conteúdo que podemos oferecer aos usuários […] Quando foi desenvolvido, o software que rodava a Wikipedia era considerado razoavelmente fácil para os usuários. Mas pelos padrões de hoje, ele já não é tão racional e cooperativo com o usuário como os softwares que existem por aí.

Mas será que a empresa demorou muito para tomar esta decisão? Será que os usuários já desistiram de participar do processo de edição e agora estão satisfeitos somente com a leitura? Teremos as repostas em breve. O desenrolar da história começa em Abril, começando primeiro com o Wikipedia Commons e no mesmo mês com a própria Wikipedia.

0 responses to “Wikipedia Prepara Novo Design e Facilita a Edição de Artigos

  1. Há uma teoria chamada 90-9-1 que representa a porcentagem de edição de um Wiki. 90% lêem, mas não contribuem, 9% lêem e contribuem esporadicamente e 1% contribuem frequentemente (veja mais em http://www.wikipatterns.com/display/wikipattern…).

    Fazer usuários colaborarem é difícil e isso não é problema só com a Wikipedia. Olhe o caso dos blogs: o RWW Brasil tem milhares de leitores por dia e quantos deles comentam? Isso não é problema com dificuldade de colaboração, mas um problema cultural.

  2. Demorou. MUITO! Eu mesmo já deixei de colaborar por não entender aquele editor maluco deles!

    A mudança deve aumentar sim a colaboração, não só com novos artigos, mas na complementação dos existentes. Mas o 90-9-1 não deve se alterar muito…

  3. Demorou. MUITO! Eu mesmo já deixei de colaborar por não entender aquele editor maluco deles!

    A mudança deve aumentar sim a colaboração, não só com novos artigos, mas na complementação dos existentes. Mas o 90-9-1 não deve se alterar muito…

  4. Pessoal, gostaria de contratar um profissional para editar no Wiki o meu verbete revisado do Dicionário Histórico Bigrafico da FGV/CEPEDOC.
    Grato desde já por uma indicação.
    Alexis Stepanenko
    Ex Ministro do Planelamento e das Minas e Energia (Governo Itamar Franco)

  5. Pessoal, desejo a indicação de um editor para redigir, na Wiki, meu verbete revisado do Dicionário Histórico Biografico da FGV/CEPEDOC.
    Grato pela indicação,
    Alexis Stepanenko
    Ex ministro do Planejamento e das Minas e Energias, entre outras ocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *