Yahoo Compra a Rede Social de Localização Koprol

O Yahoo! anunciou recentemente a aquisicão do serviço Koprol, um serviço móvel baseado em localização da Indonésia. Com o Koprol, que foi lançado no ano passado, os usuários podem ver onde seus amigos estão e o que estão fazendo em tempo real. Assim como o Gowalla e Fousquare, o Koprol permite que o usuário faça o “check-in” quando chega em determinado local e então ele pode compartilhar dicas, opiniões, fotos ou outras mensagens com os usuários que estão nas proximidades.

De acordo com um comunicado da vice-presidente sênior da região da Ásia do Yahoo, Rose Tsou, cada vez mais os usuários de celulares utilizam seus dispositivos para o acesso à internet. “Isso é notório em muitos mercados emergentes onde estamos introduzindo a marca do Yahoo para muitos usuários novatos à rede,” ela disse. “O Koprol foi projetado exclusivamente para telefones celulares e em um ano já construiu uma base forte de usuários.”

No post do blog do Koprol em que eles anunciam a notícia, a empresa diz que agora pretende “crescer” e expandir seus serviços além da Indonésia. Ela também será capaz de lançar funcionalidades novas e planejadas mais rápido, graças ao apoio do Yahoo, incluindo aplicativos móveis, contas de negócios e uma versão no idioma da Indonésia.

Comparações com o Foursquare são inevitáveis, porém o Koprol é uma espécie de mashup do Foursquare com o Yelp. Assim como o Foursquare (ou qualquer outra rede social popular baseada em localização como o Brightkite, Gowalla, Loopt, etc.) você pode fazer os “check-in” nas localizações ou criar as suas próprias, e depois se juntar às discussões em relação ao local. Além disso, com o Koprol você pode chamar os seus amigos para conversar com você. No entanto, é o “guia social da cidade” que é o diferencial da rede social. Esse recurso é mais parecido com o Yelp, o site damericano que gera opiniões de usuários. Os usuários do Koprol podem classificar restaurantes, lojas e empresas com botões de que gostaram ou não do que foi oferecido. (Só para constar, o Yelp também está tentando transformar seu serviço em uma rede social móvel oferecendo o recurso de check in, mas até agora nada foi divulgado).

O Primeiro Aplicativo Mobile do Koprol Possivelmente será para Celulares da Nokia

Em um acordo paralelo, anunciado no mesmo dia da aquisição, o Yahoo e a Nokia anunciaram sua nova parceria, algo que eles chamaram de Projeto Nike, em referência à deusa grega da vitória. A parceria inclui a inclusão de serviços do Yahoo nos celulares da Nokia e no desenvolvimento de ferramentas da Nokia, como o Ovi Maps que irá se juntar aos serviços oferecidos pelo Yahoo. Teoricamente, a Nokia irá incrementar os mapas e a navegação do Yahoo, enquanto o Yahoo irá executar seus programas de email e chat na plataforma Ovi da Nokia.

Considerando esta nova aliança, é possível que o primeiro aplicativo móvel do Koprol mencionado no post do blog da empresa será  para dispositivos da Nokia. No entanto, nada foi anunciado ou confirmado.

Entretanto, os que estiverem curiosos em relação ao Koprol podem criar uma conta no site. Você pode se cadastrar via Facebook, Google, Twitter ou pelo Yahoo e, então, associar sua conta com os mesmos serviços, e também com a FireEagle, a plataforma aberta de localização do próprio Yahoo. Inclusive, a integração FireEagle pode ser o motivo desse assédio com o serviço e, conseqüentemente, da aquisição.

0 responses to “Yahoo Compra a Rede Social de Localização Koprol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *