Yahoo! Lança API para o Meme

memeYahoo! Meme é um serviço de microblogging que nasceu no Brasil, mas já possui versão em espanhol e inglês, e é alguma coisa entre o Tumblr e o Twitter.

Desde o seu lançamento, o Meme tem demonstrado um compartilhamento de mídias diferente dos 140 caracteres do Twitter, sem o limite caso o usuário queira postar texto. O usuário inclusive tem capacidade de postar fotos, vídeos e músicas, o que o torna similar a outros serviços de blogs light.

Agora o Meme oferece uma API aberta criado usando a YQL (Yahoo! Query Language — Linguagem de Consultas do Yahoo!) que pode ser usada pelos usuários para criarem aplicativos novos para o Meme, além de facilitar a criação de mashups com outras plataformas com a ajuda da YQL. A equipe do Yahoo! conseguiu desenvolver através desta ferramenta uma versão do Meme para smartphones.

A idéia por trás da YQL é criar uma linguagem similar à SQL, que é uma linguagem conhecida pela maior parte dos desenvolvedores, e deixá-los usar a Internet como uma enorme base de dados. A YQL visa tornar muito mais fácil a criação de um aplicativo e não faz com que seja necessário aprender a API de cada serviço.

A YQL pode parecer com a SQL, mas ele padroniza a informação virtual, independente de onde vem a informação da API. Só é necessário saber manusear a YQL para rapidamente criar os mashups.

Os interessados podem conferir a documentação do Meme. Além de oferecer um suporte maior para o conteúdo de multimídia e o acesso facilitado pela YQL, o Meme tem um excelente sistema de resposta, um modelo assimétrico de amizade e compatibilidade com OAuth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *