Yahoo vai Anunciar um Spin-Off do Hadoop Ainda Nesta Semana

Nos últimos meses lemos sobre rumores de que o Yahoo criaria a sua própria empresa para comercializar o Apache Hadoop e competir com a Cloudera. Mas finalmente, Derrick Harris do GigaOM afirmou recentemente que o Yahoo vai fazer um anúncio oficial esta semana.

Segundo Derrick, o spin-off será chamado HortonWorks, uma referência ao livro Horton Hears a Who, do Dr. Suess.

O HortonWorks deverá oferecer um conjunto de ferramentas de gerenciamento de alto nível para o núcleo Hadoop, e também será open source. Derrick observou que o Yahoo vai tentar manter um bom relacionamento com a fundação Apache. No entanto, o autor relatou que a relação do Yahoo com o Apache era um tanto quanto tensa no passado. Essa competição com a Cloudera, que possui vários funcionários desenvolvedores do core do Hadoop, pode deixar muita gente insatisfeita.

O Yahoo tem sido um dos principais apoiadores do Hadoop há bastante tempo, e tem contribuído com a maior parte da atual base de código. O criador do Hadoop, Doug Cutting, trabalhou no Yahoo antes de ir para a Cloudera. O Yahoo está indo para um espaço cada vez mais lotado com empresas como a DataStax, a EMC e a IBM. Além disso, a LexisNexis acaba de tornar open source uma tecnologia de big data competitiva, a HPCC. Derrick ainda escreveu, “o HortonWorks terá que garantir seus avanços no desenvolvimento Hadoop na indústria e não só de uma forma otimizada para as necessidades de escalabilidade do Yahoo, isso se quiser ganhar adoção.”

Ainda é cedo para falar, mas Derrick também lembrou que as empresas no Hadoop ainda não estão gerando muita receita. “Atualmente a Cloudera está liderando com alguns milhões de receita anual, mas isso dificilmente será o suficiente para sustentar a quantidade de investimento no Hadoop,” escreve ele. No entanto, o Wall Street Journal reportou que os analistas acreditam que o Hadoop comercial poderia ser um mercado de bilhões de doláres. E você, acha que um spin-off do Yahoo contribuirá ainda mais para o crescimento da suite de ferramentas do hadoop?

0 responses to “Yahoo vai Anunciar um Spin-Off do Hadoop Ainda Nesta Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *