Mais um capítulo da disputa entre Zynga e Vostu começa. Depois do processo da gigante, e do contra-ataque da brasileira, foi a vez da Zynga voltar a atacar a Vostu, mas em seu próprio território. Isso mesmo! Segundo o TechCrunch, a Zynga mais uma vez leva a Vostu pra justiça, mas desta vez, a justiça brasileira.

Se já não bastasse a ousadia da gigante, ela ainda arrastou a Google pro pagode. Isso porque os jogos da Vostu também são hospedados no Orkut, rede social da Google. E outro detalhe curioso é que a Google tem ações da Zynga. Pode isso Arnaldo?

O juiz brasileiro pendeu para o lado da Zynga e concedeu uma liminar contra a Vostu. A Vostu e o Orkut devem remover os jogos MegaCity, Café Mania, Pet Mania e o Vostu Poker em 48 horas, ou terão que pagar uma multa diária de R$ 20.000,00.

Em declaração para a imprensa, o conselheiro da Zynga, Reggie Davis, explicou que entrou com uma ação contra a Vostu por “violação de direitos autorais e concorrência desleal com base na cópia pela Vostu de quatro jogos da Zynga”. A empresa ainda relatou estar satisfeita com a decisão do tribunal em cessar a distribuição dos quatro jogos da Vostu no Orkut.

A ação do tribunal reflete a seriedade do assunto e o dano irreparável que a Zynga está sofrendo devido à cópia da Vostu. Ela também leva em conta a necessidade de proteger os consumidores brasileiros de atos de violação e concorrência desleal.

A Zynga ainda afirmou que dois professores, um da PUC do Rio de Janeiro e outro da USP, afirmaram que a Vostu copiou aspectos da interface e do gameplay desses quatro jogos.

A Zynga dá boas vindas à Vostu na arena dos jogos sociais, mas não vai tolerar a violação em flagrante das suas obras criativas como sua estratégia de negócios. “Uma coisa é ser inspirada pelos jogos da Zynga, mas outra coisa é copiar nossos recursos e propriedades intelectuais dos principais produtos em violação da lei.”

A Zynga esquece que sua propriedade intelectual também não veio de inspiração divina. E outro ponto é que os jogos da Vostu também estão no Facebook, e apenas o Orkut foi jogado na cova de leões.

Parece que mais uma vez o cerco apertou para a Vostu. Esperamos que a empresa brasileira possa dar a volta por cima e resolver esta situação da melhor maneira possível. Confira o processo abaixo e tire suas conclusões:

Zynga – Inicial