Zynga Processa a Brasileira Vostu: "Copiaram Inclusive os Erros dos Games"

Mais uma startup brasileira no TechCrunch! Bem, não do jeito que você está pensando. Vimos no portal de tecnologia que a Vostu, desenvolvedora brasileira de games online, está sendo processada por violação de direitos autorais pela Zynga, a mãe do Farmville. Confira abaixo a declaração de Reggie Davis do conselho da Zynga sobre a ação judicial:

“Vamos esclarecer – uma coisa é ser inspirado pelos jogos da Zynga, mas é totalmente diferente copiar todas as características dos nossos principais produtos, a estratégia do produto, branding, missão da empresa e os benefícios de funcionários. Nós demos boas vindas para a Vostu na arena dos games sociais, mas a violação das nossas obras criativas não é uma estratégia de negócios aceitável – é uma violação da lei.”

Segundo a ação judicial, a Vostu só existe para copiar os games da Zynga, e não só a ideia, mas também as mecânicas de jogo, os itens virtuais e a storyline. A queixa apresentada na Corte Federal do Distrito Norte da Califórnia dizia: “A Vostu tem se apropriado descaradamente dos aspectos protegidos por direitos autorais dos games da Zynga (assim como quase todos os outros aspectos de negócio da Zynga) – sem esforço para mascarar sua estratégia – e então oferecem jogos virtualmente idênticos aos da Zynga para os jogadores em potencial do EUA e de outros lugares.” Inclusive, a Zynga acrescentou na ação algumas comparações com imagens lado a lado de alguns games como prova, o vídeo você pode conferir no post do TechCrunch (assim como os documentos do processo).

A empresa norte-americana notificou que a brasileira Vostu copiou até os erros dos games.

O representante Davidson Goldin da Vostu já respondeu oficialmente às denúncias da Zynga:

A Zynga tem sido acusada de copiar tantos games que, infelizmente, a empresa perdeu a capacidade de reconhecer games como os nossos, que foram criados de forma independente e estão repletos de conteúdo original. A Vostu tem 500 funcionários brilhantes que trabalham dia e noite fazendo desenhos à mão e escrevendo códigos para os games online que nossos 35 milhões de usuários do mundo inteiro aprovam. O esforço anti-competitivo da Zynga para nos intimidar com uma ação frívola – principalmente pelo fato de que temos investidores importantes em comum – é patético. Enquanto a Zynga faz o seu joguinho com processos legais vamos continuar focando no uso de nossos recursos substanciais para criar games que entretêm os nossos clientes.

A própria Zynga já “se inspirou” em jogos alheios, mas parece que a casa pode cair pro lado da Vostu, já que várias provas de que os jogos foram copiados foram apresentadas. Se não foram copiados, então deram azar de cometer os mesmos erros nos mesmos detalhes que a Zynga.

0 responses to “Zynga Processa a Brasileira Vostu: "Copiaram Inclusive os Erros dos Games"

  1. Engraçado, a Zynga também “se inspirou” no SimCity e no SimFarm e agora quer cantar de galo na fazenda dos outros??? Confesso que não gosto desses joguinhos de rede sociais, mas é um pouco absurdo a idéia de jogar pedra no telhado dos outros, mas uma coisa tenho que falar, VOSTUS na boa, vocês dizem ter 500 funcionários, mas todos estão aí só para copiar, não tem ninguém com alguma imaginação não??? Acho que as duas só se mostram duas empresas pequenas em Personalidade, como um garoto de 6 anos com gigantismo… :-/

  2. Eu jogo CityVille e experimentei o MegaCity e sem prestar muita atenção achei que fossem da mesma criadora só com gráficos diferentes! Mas da pra ver claramente que a engine do jogo é a mesma! A única coisa que muda são os sprites e o tempo de carregar é maior no MegaCity! Isso pode ser devido a alteração das sprites deixando elas mais pesadas.
    Abraços

  3. Que é baseado em várias versões de Sims, disso não há dúvida. Mas pra pra quem viu o video na página do Techcrunch linkada aqui, fica bem óbvio que há uma série de cópias descaradas. E há uma grande diferença em se basear em algo e fazer algo praticamente igual.

  4. A Vostu copia sim a Zynga e isso está muito claro, mas normal né, eles se basearam no SimCity. A Vostu parece até tradutora da Zynga. Mas 500 pessoas para copiar? Acho que precisaria nem de 10. Tem vezes que não há como ser patriotista nesse país. Mesmo assim, prefiro 1 milhão de vezes o CityVille da Zynga. Não adianta, os brasileiros querem sempre copiar o “maravilhoso e poderoso” EUA. Aff’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *