Relatório Revela Números da Lady Gaga no Twitter

O site We Are Hunted é um projeto que espera tomar o lugar da Billboard com um ranking de registros históricos para música. O que torna o We Are Hunted ligeiramente diferente é que ele não só produz os ranking musicais diários e semanais necessários, mas também libera uma série de relatórios de pesquisas a cada seis meses. O site recentemente publicou mais de 100 relatórios sobre artistas da música popular, abrangendo o período de seis meses desde Janeiro até Junho de 2010. A pesquisa é baseada na análise de 531.901 artigos sobre música e 13439.734 tweets relacionados à música.

Os relatórios são mais úteis para mostrar o impacto da cobertura de músicos no Twitter e da imprensa online. Um dos artistas mais populares de 2010 tem sido a ultra pop Lady Gaga, então veremos o que os relatórios dela no We Are Hunted mostram.

Como era de se esperar, o We Are Hunted rankeou a Lady Gaga lá em cima na primeira metade de 2010.

Ela foi o 2º lugar geral na tabela mainstream do We Are Hunted. 2.499 artistas foram analisados e o grupo de rock inglês Muse foi o 1º. Os rankings são baseados no que a comunidade do We Are Hunted está ouvindo.

No primeiro semestre de 2010 o We Are Hunted teve a Lady Gaga em 1º lugar no Twitter e em 3º na imprensa musical.

O ranking de um artista no Twitter é baseado no número de tweets nos últimos seis meses que indicavam que alguém estava ouvindo aquele artista. No ano passado, Nick Crocker do We Are Hunted disse ao ReadWriteWeb que os rankings do Twitter são determinados pela “busca no Twitter pelo dia de tweets que indicam que alguém está ouvindo ou tocando a música e pela análise desses tweets no nosso motor semântico.” A Lady Gaga teve 65.465 tweets assim.

Os tweets da Gaga atingiu seu auge em Janeiro de 2010, e mantiveram um fluxo constante até o final de Junho.

A Lady Gaga ficou em 3º lugar geral na cobertura de notícias em sites de revistas e blogs de música com 4.326 artigos. O mês de Março foi o ponto alto da cobertura, com o maior dia de notícias da Lady Gaga sendo o dia 12 de Março (principalmente pelo seu vídeo “Telephone” com a Beyonce).

Como um ponto de referência independente, abaixo segue um gráfico da Lady Gaga no Google Trends, mostrando a atividade de pesquisa da pop star ao longo de 2010. Ele não parece corresponder com as linhas de tendência do We Are Hunted, o que mais uma vez mostra que qualquer estatística da web não pode ser levada tão a sério.

Esperamos que esse tipo de análise de músicas online se torne mais sofisticado ao longo do tempo, já que startups como a We Are Hunted e Ultimate Chart tentam tomar o espaço do Billboard. E você, o que acha dessas estatísticas?

0 responses to “Relatório Revela Números da Lady Gaga no Twitter

Deixe uma resposta para richardrx Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *